logo RCN

Meteorologia aponta chuva para os próximos dias

Um canal de umidade amazônico atuará no Sul do país no fim de fevereiro e começo de março com significativo aumento dos volumes de chuva.

Quando em dezembro o estado da Bahia sofreu com chuva extrema, foi porque um canal de umidade se organizou e trouxe precipitação volumosa para o Brasil Central e o estado baiano. O cenário se repetiu nos últimos dias de 2021 e os primeiros deste ano em Minas Gerais. Assim, a posição do canal principal de umidade na atmosfera sobre a América do Sul determina onde vai chover mais e menos no território brasileiro.

Com os estados do Sul assolados por uma seca severa em muitas cidades e centenas de munícipios em situação de emergência pela estiagem, a melhor notícia que poderia haver neste momento seria o grande rio voador com a umidade da Amazônia se posicionar mais ao Sul que sua localização normal climatológica desta época do ano, aumentando desta forma a chuva.

É o que vai ocorrer segundo os dados analisados pela MetSul Meteorologia, que indicam que nestes últimos dias de fevereiro e, principalmente, nos primeiros de março o canal primário de umidade do continente vai estar mais ao Sul.

Será apenas a partir desta quinta (24), que Santa Catarina deve receber pancadas de chuva, ainda mal distribuídas. A partir do dia 28 de fevereiro, a chuva se espalha de maneira mais uniforme e com maiores volumes.

Para os municípios do Extremo Oeste do Estado, por exemplo, as previsões indicam pancadas de chuva durante todos os dias, começando na quinta-feira (24) até 4 de março.


Desemprego em Santa Catarina cai para 4,3%, menor taxa do país Anterior

Desemprego em Santa Catarina cai para 4,3%, menor taxa do país

Itapiranga inaugura exposição 'Uma história em duas rodas' Próximo

Itapiranga inaugura exposição 'Uma história em duas rodas'

Deixe seu comentário