logo RCN

Clima instável: qual a previsão do tempo para os próximos meses em SC?

O tempo em setembro promete ser bem instável, com frio, chuvas e episódios de calor em Santa Catarina. Segundo o o meteorologista Piter Scheuer, as áreas mais atingidas pelos temporais serão as planícies do Oeste e o Meio-Oeste. Piter destaca que cidades como Chapecó, Guatambu, Xanxerê, Xaxim, São Miguel do Oeste, Guaraciaba e Itapiranga poderão enfrentar episódios de tempo severo.

Conforme a Epagri/Ciram, em setembro a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica na região Extremo Oeste. Em outubro e novembro, chuva próxima à média. A chuva na estação da primavera deve ser irregular, mal distribuída no tempo e no espaço.

Destaque: no período devem ocorrer eventos de chuva forte, com totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo, ventania e períodos de estiagem. Na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.

Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Extremo Oeste. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm. Em novembro a chuva ocorre em SC com totais de 130 a 180 mm em média.

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica. Ainda podem ocorrer episódios de frio na primavera, com temperatura próxima e abaixo de 0°C. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

Em setembro e outubro a previsão é de Neutralidade e com configuração do fenômeno La Niña com intensidade fraca entre a primavera e o início do verão. Ressalta-se que a maioria dos modelos climáticos indicam diminuição da probabilidade de formação, intensidade e duração do fenômeno.

| Luane Diehl. Fontes: ND Mais; Epagri/Ciram 

Termômetros devem passar dos 30°C no final de semana Anterior

Termômetros devem passar dos 30°C no final de semana

População de Santa Catarina cresce acima da média nacional e passa de 8 milhões de pessoas Próximo

População de Santa Catarina cresce acima da média nacional e passa de 8 milhões de pessoas

Deixe seu comentário