Nevoeiro marítimo e fumaça de queimadas marcam o início da semana em Santa Catarina
A semana começou com nevoeiros isolados no interior de Santa Catarina. No litoral, um extenso nevoeiro marítimo marca presença entre a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o mar. A Defesa Civil de Santa Catarina explica que a imagem do satélite GOES-16 destaca essa condição, evidenciando que a maior parte do nevoeiro está sobre o oceano, afetando as regiões costeiras e impactando a visibilidade, principalmente na navegação aérea da região.
Figura 1: Imagens do satélite GOES-16, às 09h20, horário local. Fonte: SDC
A central de monitoramento da Defesa Civil ainda alerta que, além dos nevoeiros, a fumaça das queimadas na região Centro-Oeste e Norte do Brasil ainda gera influência em Santa Catarina. Isso tem deixado o ar mais seco. No interior, a percepção da fumaça é maior, contribuindo para a diminuição da visibilidade e piora na qualidade do ar, com umidade relativa podendo ficar próxima ou abaixo de 30% durante a tarde.
Recomendações da Defesa Civil:
– Para motoristas: Reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente.
– Para a população em geral: Evitar atividades físicas intensas ao ar livre em áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios.
Avisos e Alertas da SDC
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.
Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.
Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br
| ASCOM | SDC
Deixe seu comentário