Cuca é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Gastronômico de São João do Oeste |
Cuca é reconhecida como Patrimônio Histórico, Cultural e Gastronômico de São João do Oeste

A tradicional cuca, iguaria de origem germânica, passou a integrar oficialmente o patrimônio histórico, cultural e gastronômico de São João do Oeste. A Câmara de Vereadores aprovou, no dia 14 de julho, o projeto de lei que oficializa o reconhecimento, e a sanção ocorreu dois dias depois, em 16 de julho, pelo prefeito municipal.
O projeto foi elaborado pelo Departamento Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. De acordo com a diretora da pasta, Silvane Baumgarten, a iniciativa também conta com apoio do Conselho de Turismo e da Associação Empresarial. Como parte da ação, foi criado um “selo oficial” destinado a padarias e confeiteiros que produzem a cuca de forma caseira e a comercializam, garantindo reconhecimento e valorização da tradição culinária.
“O selo será entregue para aqueles que preservam a receita tradicional, para que a cuca, símbolo da culinária germânica, tenha sua importância reconhecida”, destacou Silvane.
Além do selo, estão sendo estudadas outras ações para fortalecer a tradição e promover a iguaria, também chamada de kuchen no dialeto alemão, abrangendo desde a preservação e valorização da receita até estratégias para impulsionar o turismo e a economia local.
Segundo Silvane, a criação do selo “Cuca – Kuchen” representa mais do que um símbolo: “É o orgulho de preservar um patrimônio histórico, cultural e gastronômico. É um reconhecimento à dedicação das famílias, à união da comunidade e à alma do nosso povo”.
O design do selo incorpora elementos da bandeira da Alemanha e da bandeira de São João do Oeste, além da cor bege da massa da cuca e do trigo, que simboliza alimento e fartura. As formas circulares remetem ao ciclo da vida, união e ao ato de compartilhar.
Com a oficialização, São João do Oeste reforça seu vínculo com a herança germânica e projeta a cuca como elemento de identidade cultural e atrativo turístico.
| Assessoria de Comunicação
Deixe seu comentário