logo RCN

Governo do Estado amplia medidas de isolamento social para 10 regiões

O governador Carlos Moisés anunciou na noite da última sexta-feira, 24, a ampliação das medidas de isolamento social em Santa Catarina.  Desde quarta-feira, 23, o Extremo Sul, o Meio Oeste e o Oeste entraram na faixa considerada mais crítica. As restrições preveem a suspensão do transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros por 14 dias a partir da próxima segunda-feira, 27. A concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praças e praias, ficam suspensas a partir deste sábado, 25. Com isso, as restrições passam a valer para dez regiões de saúde, que englobam 173 municípios catarinenses. Eles representam 77,2% da população catarinense (veja a relação completa abaixo). 

Na semana passada, o governador havia decretado as mesmas medidas para sete regiões de saúde: Grande Florianópolis, Nordeste, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale, Xanxerê, Carbonífera e Amurel. Com exceção da Amurel, as outras seguem em situação gravíssima, porém as medidas seguem valendo para as sete. 

"O Estado de Santa Catarina enfrenta um momento duro no combate à pandemia. Essas medidas para restringir a circulação de pessoas, infelizmente, são necessárias. O número de contaminados está acelerando e precisamos ampliar o distanciamento social. O Governo tem atuado para ampliar os leitos de UTI, porém a colaboração de todos é fundamental", disse o governador Carlos Moisés. 

Suspensão de eventos esportivos e culturais prorrogada 

O Governo do Estado também decretou, nesta sexta-feira, 24, a prorrogação da suspensão de competições e eventos esportivos em todo o Estado até 7 de agosto de 2020. A restrição ao funcionamento de cinemas, teatros, casas noturnas, museus, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público vale até o dia 9 de agosto.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, salientou a importância da cooperação de toda a população: "É muito importante que todos observem as regras sanitárias neste momento, como o uso da máscara, o álcool gel e sair de casa apenas quando necessário. Com isso, vamos ajudar a reduzir a velocidade da curva de transmissão da doença."

Estado confirma 68.730 casos e 907 mortes por Covid-19

Há 68.730 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, dos quais 57.424 já estão recuperados e 10.399 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 26. O coronavírus causou 907 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,32%.

Há 289 municípios com ao menos um caso confirmado e 145 com registros de óbitos. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Joinville, que contabiliza 6118 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (4373), Balneário Camboriú (3664), Chapecó (3409), Itajaí (3221), Florianópolis (2994), Criciúma (2100), Palhoça (2011), Brusque (1772) e Concórdia (1717). 

Atualmente, há 1.347 leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dois quais 1.090 estão ocupados, sendo 474 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 80,9% e há 257 leitos vagos atualmente.

Espaços públicos são interditados no município Anterior

Espaços públicos são interditados no município

SC tem mais óbitos em julho do que em todos os outros meses somados Próximo

SC tem mais óbitos em julho do que em todos os outros meses somados

Deixe seu comentário