Hemosc planeja nova unidade em SMO, afirma deputado Mauro De Nadal
Todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó, cidade que está a 130 km distante de São Miguel do Oeste.
Um antigo sonho na área da saúde está prestes a sair do papel: a instalação de uma unidade de coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
De Nadal explica que a área técnica do Hemosc, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, sinalizou que a região do Extremo Oeste realmente precisa de uma unidade de coleta, armazenamento e distribuição de hemoderivados.
“Essa é uma luta nossa de mais de uma década, e que está prestes a dar resultados positivos”, afirma o presidente da Alesc. Segundo ele, isso não ocorreu anteriormente devido à alegação de que a região não tinha demanda suficiente. “Agora, os novos estudos mudam o cenário”.
Rapidez, menor custo e mais efetividade
Nos dias atuais, todo o processo de coleta e distribuição de sangue ocorre somente na unidade do Hemosc de Chapecó, cidade que está a 130 km distante de São Miguel do Oeste. Isso cria diversas dificuldades, segundo o deputado, como o tempo que se perde com deslocamento e aumento de custos, por exemplo.
Além disso, prejudica também as pessoas que têm o intuito de dor sangue e ajudar o próximo.
“Essa sinalização do Governo do Estado mudará para melhor o panorama da região de São Miguel do Oeste, composta por 21 municípios e população de 185 mil habitantes”, comemora De Nadal.
Uma luta pela melhoria da saúde na região
Conforme De Nadal, a implantação de uma unidade do Hemosc em SMO vai de encontro com o processo de ampliação e reestruturação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, que contará com mais leitos e mais especialidades.
O parlamentar foi responsável por intermediar, junto ao Governo do Estado, o repasse de R$ 796 mil para a contratação do projeto arquitetônico que visa, justamente, ampliar a unidade. A obra está estimada em R$ 40 milhões.
“O momento não poderia ser mais adequado. A ampliação do hospital vai demandar ainda mais a instalação de uma unidade do Hemosc. Todos esses anos de luta estão dando resultados”, finaliza Mauro De Nadal.
Hemosc e SMO
O presidente da Alesc, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB), informa que a área técnica do Hemosc sinalizou positivamente para a instalação de uma unidade de coleta e armazenamento em São Miguel do Oeste.
Luta antiga do parlamentar, a unidade será responsável pelo atendimento de 21 municípios e população de 185 mil pessoas. Nos dias atuais, o Extremo Oeste depende do Hemosc de Chapecó, que está 130 km distante.
Fonte: Ascom
Deixe seu comentário