logo RCN
'UMA HISTÓRIA EU VOU CONTAR'

Grupo Escoteiro Pedra Vermelha celebra 20 anos de atividade em Itapiranga

  • - Grupo atual

No dia 1º de setembro de 1998, na cidade de Itapiranga/SC, nasceu o Grupo de Escoteiros Pedra Vermelha. A ideia inicial era ocupar a juventude por meio de atividades saudáveis e atrativas, formando verdadeiros líderes, engajados com a comunidade e com o seu próprio desenvolvimento.

Fundado por um grupo de itapiranguenses liderados pelo então prefeito, João Batista Schneiders, o grupo iniciou suas atividades com a seguinte diretoria: Diretor Presidente - Nilo Lauro Berwanger, Diretor Financeiro - José Ertel, Diretor Administrativo - Olavo Lazarotto e Diretor Técnico - Arnildo L. Kollet. Além desses nomes, os primeiros voluntários que atuaram como chefes, organizando e planejando as atividades dos jovens, foram: Arnildo L. Kollet, Anísia Korbes, Nadir Etges, Laone Wesendonk, Leonir Buche, Neri Basso, Leandro Bizollo, Bertilo Bourscheidt e Clovis Mantovani. Desde aquela época, duas décadas se passaram e o Grupo Escoteiro permanece atuante na educação de crianças, adolescentes e jovens da região.

Ao longo da história do grupo, muitos foram os membros juvenis beneficiados com as atividades variadas e atraentes desenvolvidas pelos adultos voluntários. Seguindo o Método Escoteiro, o grupo sempre teve como engrenagem a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que, por meio das atividades desenvolvidas, renovam as energias, contribuem com o meio ambiente e trabalham para a construção de um mundo melhor, mais justo e fraterno.

Para comemorar essa trajetória de trabalhos desenvolvidos na comunidade local, no último sábado, 1º, o Grupo Escoteiro Pedra Vermelha organizou uma confraternização, alusiva aos 20 anos de história, homenageando todos os voluntários que já passaram pelo grupo e aqueles que atualmente permanecem contribuindo com o escotismo.

Na oportunidade, foram agraciados com Diploma de Mérito os ex-presidentes do Grupo Escoteiro: Nilo Lauro Berwanger, Renato Eidt, Carlise F. Coldebella, Maria Lúcia F. Hammerschmitt, Marilúcia Dafré, Carmen Zilles, Carlise W. Werlang, Fábio Royer, Celina E. Melchiors e Laércio Rohden. Além disso, também houve a entrega do diploma para os ex-chefes presentes no evento, totalizando mais de 35 condecorações entregues. Os atuais voluntários, como forma de reconhecimento e agradecimento pelos serviços desempenhados com os membros juvenis, também foram homenageados e receberam, da atual diretoria, uma lembrança e um lenço comemorativo aos 20 anos de fundação.

Em seu discurso, o primeiro presidente do Grupo Escoteiro, Nilo Lauro Berwanger, destacou fatos importantes quando da fundação do grupo, agradecendo e parabenizando todos aqueles que acreditaram na ideia. "Parabéns aos membros juvenis, que aprenderam se divertindo, procurando sempre fazer seu melhor possível; parabéns aos chefes e diretores, pessoas dedicadas e incansáveis na formação das crianças, adolescentes e jovens; e parabéns aos pais, que, com seu apoio e confiança, ajudaram o grupo a crescer cada vez mais", finalizou Berwanger.

Atualmente, o Grupo Escoteiro conta com 70 membros entre todos os ramos, e são presididos por Gilson Blasczak. "Vejo o aniversário do grupo como um marco histórico. Nesses 20 anos estamos contribuindo para a formação e educação de crianças e jovens, ensinando a eles a essência do escotismo. Precisamos reconhecer que chegar até aqui somente foi possível graças aos diversos voluntários que contribuíram com o grupo. Nós só temos a agradecer e comemorar, pedindo que o Pedra Vermelha continue crescendo", conta Blasczak.

Gilson destaca ainda que, para se juntar ao Grupo Escoteiro como jovem, é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade, destacando que o grupo sempre está aberto à novos interessados.

"Uma história eu vou contar", trecho extraído do grito do Grupo Escoteiro, certamente ainda será muito utilizado por todos aqueles que já passaram pelo grupo, bem como por aqueles que ainda permanecem, na lembrança das atividades e oportunidades oferecidas pelo escotismo.


Anterior

Parabéns povo brasileiro!

Assembleia da Acisjo avalia atividades e projeta novas ações Próximo

Assembleia da Acisjo avalia atividades e projeta novas ações

Deixe seu comentário