logo RCN

Chuvas volumosas em SC geram alerta máximo

A atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, intensifica a chuva em todas as regiões nesta segunda, 10, e terça-feira, 11, resultando em acumulados significativos, que tendem a variar entre 70 e 100 mm no período, pontualmente ultrapassando esses valores.

O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. Nas próximas horas, a chuva persiste, especialmente entre o Extremo Oeste e Meio Oeste, de forma intensa e volumosa.

 "Indica-se a possibilidade dos principais rios atingirem níveis de observação para inundação, principalmente no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e parte do Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí", consta em uma nota divulgada nesta segunda pelos órgãos de monitoramento.

Ao longo da terça-feira (11), o aprofundamento de uma área de baixa pressão no RS intensifica ainda mais o fluxo de umidade da região amazônica sobre Santa Catarina. Esta configuração, aliada à demais instabilidades atmosféricas, segue provocando chuvas no Estado, de forma ainda mais abrangente, persistente e volumosa. O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é moderado a alto em todo o Estado. Não se descarta a possibilidade de temporais isolados.

Na quarta-feira (12), o aprofundamento da área de baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical, já no oceano, com uma frente fria associada. O tempo fica nublado, com chance de chuvas fracas

Entre a quinta (13) e a sexta-feira (14), o ciclone se afasta mar adentro, mas a frente fria permanece estacionada entre Santa Catarina e Paraná. Esta condição mantém o tempo instável, com chance de temporais isolados, e provoca chuva persistente.

Município de São João do Oeste abre inscrições para escolha de soberanas Anterior

Município de São João do Oeste abre inscrições para escolha de soberanas

Primavera será um pouco mais fria do que o normal em SC Próximo

Primavera será um pouco mais fria do que o normal em SC

Deixe seu comentário