Capacidade de superação, por Ivan Tauffer

Setor que conviveu com muitas perdas de receitas e de empregos, desde o início da pandemia, com impacto direto nos seus resultados, o varejo começa a dar sinais de recuperação. A importância do comércio não se limita apenas à contribuição na movimentação da economia, mas também pela função social e de recolhimento de impostos.

Assim, os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) trazem um pouco de alento para quem vinha acumulando perdas sucessivas desde o ano passado.

No levantamento, é revelado que as vendas do comércio varejista ampliado, que envolve todas as atividades, incluindo materiais de construção e veículos, subiu 36,8% em Santa Catarina em abril, na comparação com o mesmo período de 2020. Em março, o setor também apresentou crescimento de 26%, neste mesmo parâmetro.

Os desafios ainda são enormes, as dificuldades ainda estão presentes, mas o crescimento das vendas do varejo traz uma perspectiva mais favorável de equilíbrio.

A programação de vacinação anti-Covid 19, ora em curso em nosso Estado, e com previsão de cobertura completa de imunização projetada para ser concluída em outubro próximo, abrangendo toda a população catarinense, também traz um alento ao nosso setor.

A soma de esforços conjuntos, reunindo classe empresarial, entidades associativas, poder público e toda a sociedade, é fundamental para superarmos a crise pandêmica, permitindo visualizarmos dias melhores, com esperança e capacidade de superação.

Por Ivan Roberto Tauffer, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC)

Comércio tem alta de 2,8% nas vendas para o Dia dos Namorados, aponta FCDL/SC Anterior

Comércio tem alta de 2,8% nas vendas para o Dia dos Namorados, aponta FCDL/SC

Bancada do Oeste discute com prefeitos projeto para SC-163 Próximo

Bancada do Oeste discute com prefeitos projeto para SC-163

Deixe seu comentário