Bancada do Oeste discute com prefeitos projeto para SC-163

  • - Foto: Tiago Butzge

Os prefeitos da Ameosc (Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina) vão se reunir nos próximos dias para discutir a elaboração de um projeto de engenharia visando à recuperação dos 72 quilômetros da SC-163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. A obra foi tema de um encontro virtual entre prefeitos da região e deputados da Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira, dia 14.

Na semana passada, em reunião com o secretário de Estado da Infrestrutura, Thiago Vieira, os integrantes da bancada discutiram a necessidade da recuperação da SC-163. Na ocasião, o secretário informou que se municípios da região ou a Ameosc providenciarem o projeto para as obras, a recuperação da rodovia será agilizada.

"O Estado tem interesse [em fazer a obra], tem recursos, mas não tem projeto, e se lançar o processo pelos prazos que o Estado tem que cumprir, esse projeto vai estar pronto na metade do ano que vem. Um caminho seria a associação ou prefeituras doarem esse projeto, que o Estado abre a licitação", explicou o coordenador da bancada, deputado Fabiano da Luz (PT).

O assunto foi levado aos prefeitos, na reunião desta segunda. O presidente da Ameosc, Edilson Volkweis, que é prefeito de Princesa, afirmou que os membros da associação vão se reunir imediatamente para discutir a contratação de um projeto para a obra.

Os prefeitos de Itapiranga, Alexandre Ribas, de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, e de Guarujá do Sul, Claudio Weschenfelder, concordaram com a proposta. "Os prefeitos têm que se reunir imediatamente", disse Trevisan. "É uma obra importante, não tem como deixar escapar esse recurso", diz.

Para Alexandre Ribas, o custo-benefício para a região seria grande, por possibilitar que a obra seja executada em um prazo menor, com ganhos para a logística, a mobilidade e a segurança de quem trafega pela SC-163.

O representante da Guarujá do Sul comentou sobre a preocupação com os custos do projeto para os municípios e sobre a necessidade de um termo de referência para a elaboração desse projeto. "O termo de referência é algo bastante técnico, que a associação não tem em seus quadros", disse Weschenfelder. "O Estado poderia passar o termo de referência, para verificar se os projetos atendem aos requisitos técnicos."

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou que, como o governo federal não quer federalizar a SC-163, a melhor opção para o momento é agilizar o projeto para a recuperação da rodovia. Ele sugeriu que a obra seja dividida em lotes para que se priorizem os trechos mais problemáticos da SC. "O que precisamos, agora, é de uma parceria forte dos prefeitos", comentou.

Luciane Carminatti (PT), Neodi Saretta (PT), Marlene Fengler (PSD), Mauricio Eskudlark (PL), Moacir Sopelsa (MDB) e Coronel Mocellin (PSL) participaram da reunião. Eles destacaram que a Bancada do Oeste está preocupada com a recuperação da SC-163.

"O Estado está com recursos, mas tem muitas demandas represadas, e se demorarmos demais, podemos perder os recursos", alertou Luciane. "Temos que ver se o Estado tem condições de subsidiar os municípios com o termo de referência", completou Saretta.

Marlene Fengler fez um apelo para que os prefeitos da região busquem uma solução para a questão do projeto da obra. "Talvez seja possível lançar o edital de licitação ainda este ano", comentou. "É um sonho de muito tempo, reclamação de muitos anos, precisa com urgência desta recuperação."

O coordenador da Bancada do Oeste entrará em contato com a Secretaria de Estado de Infraestrutura para buscar o apoio da Pasta na questão do termo de referência, além de verificar se o Estado pode compensar os municípios, caso os recursos para a elaboração do projeto saiam diretamente dos cofres da prefeitura. O assunto será tema das próximas reuniões da bancada.

Capacidade de superação, por Ivan Tauffer Anterior

Capacidade de superação, por Ivan Tauffer

Cooper A1 lança segunda edição da campanha 'Doe leite, doe amor' Próximo

Cooper A1 lança segunda edição da campanha 'Doe leite, doe amor'

Deixe seu comentário