logo RCN

2ª edição do livro Max von Lassberg estará disponível

A obra designada "Max von Lassberg: vida, obra, tributos", conforme sugere o título, é um livro biográfico, porém percorre a história das colonizações teuto-brasileiras acontecidas no Rio Grande do Sul e as consequentes formações coloniais de Serro Azul (RS), Porto Novo (SC), Puerto Rico (Ar), além de outras repercussões. Os principais fatos aconteceram entre 1860-1930, porque neste período (1) os jesuítas foram expulsos da Alemanha (1872) e muitos deles vieram trabalhar no Rio Grande do Sul, a exemplo do Pe. Max von Lassberg; (2) os imigrantes alemães estavam abandonados, empobrecidos e desorganizados; (3) os jesuítas (e outros) organizaram os colonizadores em associações com objetivos sócio-econômico-educacionais; (4) foram pesquisadas e criadas áreas para assentamento de teuto-brasileiros.

Max von Lassberg foi um pastor religioso, apaixonado por aventuras, pela natureza, pelas cavalgadas, sempre direcionadas para a cura das almas e das colonizações dos imigrantes europeus, especialmente alemães. O livro "Max von Lassberg: vida, obra, tributos" narra grandes aventuras vividas por este missionário das novas colonizações. Ele mesmo escreve sobre as peripécias e aventuras vividas nos primeiros tempos em Serro Azul (Cerro Largo/RS e arredores), em Dourado e região - RS (local previsto para instalar o que futuramente aconteceu em Itapiranga), em Porto Rico - Missiones, Argentina e em Porto Novo/SC. Pe. Max descreve como chegaram a Porto Novo, como foi a primeira missa e narra o que fizeram em Itapiranga durante 30 dias do mês de julho de 1926, 3 meses após a fundação. As grandes viagens a cavalo de Pe. Max não são apenas passeios, mas foram maneiras que o religioso encontrou de unir o agradável com projetos sociais relevantes.

Ao ler o livro (192 páginas, 83 imagens, colorido), o leitor poderá entender o processo que criou Porto Novo, Serro Azul e Porto Rico, com excursões para fatos correlacionados. No estudo de contextualização, o livro dedica algumas páginas às Reduções Jesuíticas sobre as quais foram construídas Serro Azul e Porto Rico; descreve as origens familiares e com ela as causas da vinda dos jesuítas ao Sul do Brasil; estuda os esforços, os sucessos e fracassos vividos por líderes (Pe. Amstad, Pe. Max, Pe. Rick) para organizar os colonizadores em associações (Bauernverein, Cooperativismo, Volksverein); mostra e relata as áreas desejadas e estudadas para concretizar colonizações étnicas e/ou confessionais; explica como e porque milhares de teuto-brasileiros sul-rio-grandenses foram morar na Argentina, cujos parentescos estão sendo descobertos pelas famílias apenas atualmente.

Padre Lassberg foi amigo pessoal e companheiro de projetos de colonização de um agrimensor protestante, Carlos Culmey. Trabalharam juntos nos começos de Cerro Largo, em Santo Cristo e depois na Argentina: Porto Rico, Monte Carlo, Capiovi, Cunhapiru. Culmey colonizou a região que futuramente se desdobrou em uma dezena de municípios, onde é cultuado como fundador: Palmitos, São Carlos, Riqueza, Caibi, Cunhataí, Pinhalzinho, Saudades, Maravilha. Na parte final do livro, é apresentado um relato sucinto da obra de Carlos Culmey.

A posteridade reconhece a grande obra do Pe. Max von Lassberg e lhe presta homenagens (tributos) batizando lugares, escolas, ruas e até empreendimentos comerciais com o seu nome.

Pontos de venda

A 2ª edição da obra estará disponível a partir do dia 20/12 nos seguintes pontos: em São João do Oeste no Bazar Cor e Amor, em Itapiranga na Papelaria Dadylandy e com o autor em La. Cristo Rei/SJO ou fone 3637 0016 ou WhatsApp 991240955.


Vereadores Mirins são diplomados Anterior

Vereadores Mirins são diplomados

2ª edição do livro Max von Lassberg estará disponível Próximo

2ª edição do livro Max von Lassberg estará disponível

Deixe seu comentário