Ponte de Tunápolis no trajeto Canaleta – São Jorge é reformada |
100 anos de Porto Novo: Grupo prepara comemoração especial

Na última terça-feira, integrantes da imprensa e membros do Grupo de Estudos e Pesquisas de Porto Novo (GEPPON) reuniram-se para dialogar sobre a programação dos 100 anos da colonização de Porto Novo. O território, atualmente dividido entre os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste, celebra em 2026 seu centenário com uma série de ações históricas e culturais.
O movimento em torno das comemorações teve início em 2022, com a criação do GEPPON — grupo formado por professores, historiadores, escritores e lideranças comunitárias das três cidades. Desde então, o trabalho de resgate da memória regional tem se intensificado, envolvendo pesquisa histórica, publicações e articulações locais.
Velina Berwanger, ressalta que as atividades estão sendo ampliadas à medida que se aproxima o ano comemorativo. Segundo ela, o objetivo é evidenciar a identidade comum entre os municípios e valorizar a trajetória dos colonizadores e descendentes que construíram a história local. “Esta é uma oportunidade de trazer à tona a identidade compartilhada e a rica história que nossos antepassados construíram e que continuamos a construir”, afirmou.
A abertura das festividades está marcada para 9 de dezembro, coincidindo com o aniversário da Paróquia São Pedro Canísio. As programações seguem durante todo o ano de 2026. Dentre os diversos eventos, destacam-se apresentações de teatros, trilhas, encenações, palestras e pesquisas, os detalhes dos eventos ainda serão divulgados oficialmente. Velina destaca a importância da participação comunitária nas celebrações: “Queremos que cada munícipe se sinta pertencente ao movimento”, enfatizou.
| Kamille Lermen
Deixe seu comentário