logo RCN

Inverno será mais chuvoso e com temperaturas acima da média

O inverno tem início no dia de hoje, 21 de junho, às 12h54, e termina em 23 de setembro de 2019, com o equinócio da primavera. Os meses de junho, julho e agosto devem ter chuvas mais persistentes e temperaturas acima da média, de acordo com a previsão da Epagri/Ciram. O motivo, segundo os meteorologistas, é a presença do fenômeno El Niño, que deve alterar o cenário climático para os meses de inverno, em Santa Catarina.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Quando ele acontece, altera as condições climáticas em várias partes do mundo. Neste ano, ele é considerado de intensidade mais fraca. Nem por isso, deixa de mexer nas condições do tempo.

Em Santa Catarina, o fenômeno deverá aumentar a nebulosidade e as chuvas, em especial nos meses de junho e julho. Na região Oeste, o acúmulo de chuvas poderá chegar a até 150 milímetros. Há ainda a previsão de ciclones extratropicais, que possam surgir nos litorais do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, influenciando nas condições climáticas de todas essas áreas. Esses sistemas podem trazer ventos fortes para todo o estado.

Devido ao aumento da nebulosidade, as temperaturas devem ficar amenas durante esses meses. Apesar disso, a previsão é de que haja pelo menos duas ondas de frio mais intenso. Porém, a duração deve ser curta, por causa do El Niño. Nesses dias, as temperaturas podem chegar próximas de 0°C, na maioria das regiões e atingirem números negativos nas áreas mais altas. Também está prevista a ocorrência de neve entre os meses de julho e agosto.

Cuidado redobrado com a neblina nas estradas 

Com a chegada da estação mais fria do ano é preciso ficar atento às condições meteorológicas. A presença de neblina, característica do inverno, pede reforço da atenção para quem está ao volante. 

Nessas condições, a visibilidade fica extremamente reduzida e aumentam os riscos de acidente. A orientação é sempre manter a calma, reduzir a velocidade e acender os faróis baixos com os faróis de neblina, caso o veículo conte com essa opção. É interessante não ligar os faróis altos pois eles reduzem ainda mais a visibilidade.

Se a neblina estiver muito intensa, o melhor é encontrar um lugar seguro até que as condições atmosféricas melhorem, pois a mesma visão que faltar a um condutor faltará a outro no mesmo trajeto ou em faixa contrária.

Para enfrentar uma estrada com neblina, é preciso que faróis, limpador de para-brisa, entre outros, estejam funcionando corretamente. A regulagem do farol baixo, por exemplo, sofre uma inclinação de pelo menos 2,5 graus quando o veículo está carregado, transformando o farol baixo em farol alto.



Polícia Militar de Santa Catarina abre inscrições do concurso para mil vagas de soldado Anterior

Polícia Militar de Santa Catarina abre inscrições do concurso para mil vagas de soldado

Empresa  inicia obras de pavimentação em La. Jaboticaba Próximo

Empresa inicia obras de pavimentação em La. Jaboticaba

Deixe seu comentário