SOLIEDARIEDADE

Família de Iporã do Oeste realiza campanha para custear cirurgia da filha

Cecília Marcon Lenkner, filha de Eduarda Marcon e Fernando Lenkner, possui uma deformação bilateral nos dois pés. Essa deformação é chamada de pé torto congênito (PTC), e é uma alteração nos ligamentos, músculos, tendões e ossos do pé. Considerando as estatísticas mundiais, cerca de 1 a cada 1000 bebês nascem com PTC.

O PTC não pode ser negligenciado, pois a permanência da deformidade impedirá o uso de calçados comuns e dificultará o andar da criança. O tratamento tem excelentes resultados, permitindo que a criança tenha uma vida ativa. O ideal é que o tratamento seja feito nos primeiros meses de vida.

De acordo com Eduarda, mãe da Cecília, durante a gestação nenhum médico desconfio que a criança nasceria com essa deformidade. "Só descobrimos o problema quando Cecília nasceu. Logo fomos em busca de tratamento e ajuda de médicos. O SUS até oferece a cirurgia, porém já esperamos muito tempo na fila, e o PTC começa a prejudicar cada vez mais a nossa filha, em função do seu crescimento. Cecília já está com 1 ano e dois meses de idade", afirma.

O tratamento para corrigir a deformidade dura em torno de 5 anos, desde a colocação de gesso, cirurgia, colocação de órtese, fisioterapia e acompanhamento. "A Cecília exige muito cuidado, pois não consegue caminhar de forma adequada", destaca Eduarda.

Os pais da criança resolveram criar uma campanha online, chamada de PTC da Cecília, para arrecadar o valor de R$ 14.800. "Esse valor que estamos pedindo, cobre apenas o que temos orçado até o momento, que engloba a colocação de gesso, a cirurgia, e os honorários médicos. Semanalmente temos que ir até Chapecó para consultas e acompanhamento, o que aumenta ainda mais os custos.

A campanha está sendo divulgada nas redes sociais de Eduarda e Fernando. Para ajudar, basta acessar o link: http://vaka.me/2664932. Outra forma de ajudar é através do Pix, com a chave: 108.415.359-90.

Além da Vakinha Virtual e do Pix, também está sendo realizada a Campanha do Troco Solidário no comércio de Iporã do Oeste, da qual participam o Mercado Avenida, Lusi Bazar, GD Presentes, Farmácia Santa Inês, Armazém, Lucky Bar e Bilhar e Cooperativa A1.

Segundo os pais, Cecília não sente dor, mas está começando cada vez mais a querer caminhar, porém, com essa deformação nos pés, isso não é possível. Somente depois do tratamento adequado a menina poderá caminhar normalmente, frequentar a escola e levar uma vida mais normal. Até o momento, 40% de nossa Vakinha foi concluída.


Itapiranga inaugura exposição 'Uma história em duas rodas' Anterior

Itapiranga inaugura exposição 'Uma história em duas rodas'

Início de semana começa com frio em várias regiões de Santa Catarina. Próximo

Início de semana começa com frio em várias regiões de Santa Catarina.

Deixe seu comentário