88 ANOS DE HISTÓRIA

Cooper A1 celebra mais um aniversário de fundação

  • - Matriz

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, a Cooper A1 completa 88 anos de história. O marco será celebrado na matriz da cooperativa, em Palmitos, SC, com corte de bolo simbólico, pelo presidente Elio Casarin e demais diretores. Nas unidades, campanhas promocionais serão lançadas em diferentes segmentos das atividades de consumo.

"A história da Cooper A1, iniciada em 1933, é escrita por muitas mãos, de pessoas que sempre trabalharam unidas para ver a evolução da cooperativa, do agronegócio e dos pequenos produtores. Sentimos orgulho do que foi construído até aqui e, com trabalho, comprometimento e buscando sempre a evolução, olhamos para o futuro com confiança", diz o presidente Elio Casarin, que já acumula 42 anos de cooperativa, como sócio, colaborador e gestor.

A Cooper A1 chega aos seus 88 anos, com unidades em 22 municípios do Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. Possui 9.607 cooperados, sendo a grande maioria pequenos produtores de agricultura familiar, e 1.475 colaboradores diretos. Conta com uma estrutura de: 12 unidades de recebimento de grãos; 23 supermercados/eletros e móveis; 24 lojas agropecuárias/materiais de construção; três indústrias de rações; cinco postos de combustíveis; duas granjas unidades produtoras de leitões (UPLs); dois centros de distribuição; um posto de resfriamento de leite.

Nos últimos anos a direção da cooperativa, junto com o conselho de administração, elaborou um plano estratégico de expansão da área de atuação, melhoramento da estrutura física e estruturação das atividades econômicas, que hoje são suínos, leite, aves, cereais, lojas agropecuárias, supermercados e postos de combustíveis.

Com isso, a cooperativa ganhou robustez, maior eficiência operacional, viu seus números de produção aumentarem consideravelmente, e fechou 2020 com faturamento global de R$ 1,8 bilhão. A distribuição das sobras aos cooperados chegou, neste último exercício a R$ 54,2 milhões, resultado do trabalho em conjunto, da valorização e confiança dos associados em sua cooperativa.

Com o crescimento da Cooper A1, e com as mudanças no contexto socioeconômico, também houve a necessidade de modernizar e profissionalizar os processos de governança. Entre as ações estão mudanças na estrutura de administração que iniciaram neste ano. Também em 2021, houve o processo de revisão da missão, visão e valores, e atribuído um propósito "Promover o desenvolvimento sustentável do cooperado" que norteia todas as ações.

"Temos sempre muitos motivos para celebrar o aniversário da Cooper A1, mas, acima de tudo, sempre destacamos sua contribuição social e econômica nos municípios onde ela atua, e na diferença que faz na vida de milhares de pessoas. Temos certeza que a Cooper A1 continuará firme em sua missão cooperativista. Parabéns aos associados, colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros e todos que fazem parte desta instituição", finaliza Elio Casarin.

FCDL/SC incentiva varejo catarinense a integrar o Programa Brasil Mais Anterior

FCDL/SC incentiva varejo catarinense a integrar o Programa Brasil Mais

Educadora financeira do Sicoob sugere criação de plano de pagamentos para consumidores Próximo

Educadora financeira do Sicoob sugere criação de plano de pagamentos para consumidores

Deixe seu comentário