Conta de luz fica mais cara a partir deste domingo em SC

Aneel autorizou revisão tarifárias de 5,65% da Celesc

A conta de luz vai ficar mais cara em Santa Catarina a partir deste domingo, dia 22.

A Agência Nacional de energia Elétrica (Aneel) autorizou a revisão tarifária periódica da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), com um reajuste médio de 5,65% para o consumidor.

Esse valor será aplicado nas tarifas entre 22 de agosto de 2021 e 21 de agosto de 2022 para todos os consumidores da Celesc.

A tarifa paga pelo consumidor precisa cobrir os custos de geração, transmissão, distribuição, encargos setoriais e impostos.

Os itens que mais impactaram para a composição da revisão foram os custos de aquisição de energia, os componentes financeiros e os encargos setoriais. Todos fazem parte da Parcela A, na qual a distribuidora não tem gerência ou gestão.

Destaca-se que os valores destinados a atividade da Distribuição (Parcela B), ou seja, que a Celesc recebe para a operação e manutenção do sistema elétrico, realização de investimentos em novas redes de energia e custeio das despesas operacionais representam apenas 0,91% do efeito médio do reajuste. A cada R$ 100,00 pagos pelo consumidor, R$ 14,50 ficam com a Empresa para custear operações e realizar investimentos. O restante é repassado para outros agentes do setor elétrico.


Em três dias, Bombeiros atendem 44 ocorrências de queimadas Anterior

Em três dias, Bombeiros atendem 44 ocorrências de queimadas

Será que vai chover? Confira previsão do tempo para a semana na região Próximo

Será que vai chover? Confira previsão do tempo para a semana na região

Deixe seu comentário