logo RCN
UCEFF

XV Seminário Jurídico marca retorno dos eventos presenciais no Curso de Direito

Assessoria de Comunicação

Na quarta-feira, 17/11, teve início no Clube Imigrantes de Itapiranga, o tradicional Seminário Jurídico, em sua XV edição, abordando o tema "Pessoas com deficiência e direitos humanos". Conforme o coordenador do curso de Direito da UCEFF Itapiranga, professor Rogério Cézar Soehn, este evento marca o retorno dos eventos coletivos presenciais do Direito. O professor lembrou que o curso foi criado em 2006 na unidade Itapiranga, portanto, com 15 anos de atuação e o seminário realizado em todo este período.

"Apenas no ano passado foi realizado de forma online. Agora, com a possibilidade de eventos presenciais, definimos em realizar novamente dessa forma e escolhemos excelentes temas para os três dias de evento no Imigrantes", explica o coordenador. Ele destaca que o objetivo do evento é permitir que os alunos, egressos e comunidade externa adquiram conhecimentos com as experiências vivenciadas pelos palestrantes e retratadas durante a apresentação da temática

Já a pró-reitora acadêmica, professora Alexandra Raffaelli, enalteceu a participação presencial dos acadêmicos do curso, mostrando dessa forma o retorno gradativo da presencialidade em todas as atividades da academia.

A palestra de abertura do Seminário Jurídico foi proferida pela professora e advogada Maria Helena Pinheiro Renck, que tratou sobre o tema "Pessoas com deficiência e direitos humanos: do modelo social ao auxílio inclusão", e teve como mediadora a professora Izabel Preis Welter. A palestrante falou da evolução histórica do conceito de pessoa com deficiência, aliado a uma necessidade de mudança de hábitos em relação ao tratamento dispensado a tais pessoas, bem como, falou sobre a legislação nacional e internacional atualmente aplicável. Ela finalizou a temática tratando sobre programas sociais destinados a pessoas com deficiência, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Auxílio-Inclusão, regulamentado pela Lei n. 14.176/2021, de 22/06/2021.

O evento aberto a comunidade seguiu no dia 18/11 no Clube Imigrantes, abordando a temática "O trabalho na era tecnológica e o direito à desconexão", com a palestrante Angie Catiuscia Costa Miron. Para finalizar, nesta sexta, dia 19, em parceria com o curso de Pedagogia, também no Clube Imigrantes, acontece o seminário de gênero que abordará "Avanços e desafios no enfrentamento à violência contra a mulher" com a Dra. Jóice Graciele Nielsson.


UCEFF inaugura nova unidade em  Frederico Westephalen Anterior

UCEFF inaugura nova unidade em Frederico Westephalen

Lassberg tem programação especial de Oktoberfest neste feriadão Próximo

Lassberg tem programação especial de Oktoberfest neste feriadão

Deixe seu comentário