logo RCN

Associação Comunitária dos Bombeiros de Itapiranga irá realizar tradicional galinhada no tacho

O evento irá ocorrer no pavilhão da Paróquia São Pedro Canísio e será alusivo ao 24° aniversário de fundação do Corpo de Bombeiros de Itapiranga. 11h45 será servir a galinhada com acompanhamentos diversos, levar pratos e talheres. Terá a opção de retirar viandas no local. Fichas com os Bombeiros de Itapiranga.

FUNDAÇÃO

Antes da fundação do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, o local da unidade de bombeiros mais próxima era em São Miguel do Oeste. Essa distância deixava a população de Itapiranga e arredores desassistida nos incêndios e acidentes que aconteciam. Os primeiros passos para a conquista de uma unidade local foram dados ainda em 1997, quando diversas lideranças entenderam que era hora deste cenário mudar.

No final de 1998, o então prefeito de Itapiranga, João Batista Schneiders, convocou o Conselho Municipal de Defesa Civil, lideranças comunitárias, diretores e proprietários de empresas para uma palestra com autoridades designadas pelo Comando Geral do Corpo de Bombeiros, com a finalidade de apresentar um modelo de serviço de bombeiros que poderia ser implantado em Itapiranga, bem como os procedimentos para a instalação da unidade.

Considerando que apenas cidades de médio e grande porte seriam consideradas “viáveis” para a implantação de uma unidade de bombeiros mantida única e exclusivamente pelo Estado, e que a maioria dos municípios catarinenses estariam excluídos deste sonho, o Comando do Corpo de Bombeiros apresentou uma proposta que apostava na união de forças. Assim, em 7 de dezembro de 1998 foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município, a Lei que criou o FUNREBOM (Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros) – instrumento legal que permitiria o angariamento de recursos por meio de subvenções e taxas de serviços.

Em 27 de abril de 1999 em Assembleia Geral realizada na Sociedade Imigrantes, foi eleita a primeira diretoria da então Sociedade de Bombeiros Voluntários - entidade mantenedora do Grupo de Bombeiros Comunitários de Itapiranga. Com as alterações na legislação, o nome da sociedade passou a ser Associação dos Bombeiros Comunitários de Itapiranga.

O dia da conquista foi 21 de julho de 1999, quando foi inaugurada a unidade local que ainda hoje abriga o Quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Itapiranga. Para que esta estrutura pudesse ter condições para oferecer um serviço de qualidade, o desafio foi assumido não somente pelos comandantes, mas sim, por toda comunidade de Itapiranga e região.

O serviço foi iniciado com 7 Bombeiros Militares, 7 servidores cedidos pela Prefeitura Municipal de Itapiranga e 30 nobres cidadãos voluntários da comunidade, que receberam o devido treinamento e auxiliaram no atendimento às emergências. Quanto às viaturas, na garagem havia na época: 1 caminhão Mercedes Benz 1113, ano 1983, para combate a incêndios e resgates; 1 camionete GMC, adaptada como ambulância e 1 Fiat 147 pick-up, ano 1980, utilizado para vistorias e serviços administrativos.

Santa Helena lança 9ª Extenoleite e divulga programação Anterior

Santa Helena lança 9ª Extenoleite e divulga programação

Lançamento oficial da Extenoleite 2023 será nesta sexta-feira Próximo

Lançamento oficial da Extenoleite 2023 será nesta sexta-feira

Deixe seu comentário