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Escolas da região implantarão Novo Ensino Médio em 2020

  • Arte: Heber Coimbra / Secom -

O Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 em 120 escolas-piloto de Santa Catarina. O modelo tem uma carga horária maior, currículo organizado por áreas do conhecimento, no lugar de disciplinas, e é voltado para as necessidades e habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelo aluno. 

As escolas da região que passarão pelas mudanças no Ensino Médio são: Iporã do Oeste (EEB Padre Vendelino Seidel e EEB São Lourenço); Itapiranga (EEB São Vicente, EEB Humberto Machado, EEB Santo Antônio e EEB São José); São João do Oeste (EEB Cristo Rei e EEB Madre Benvenuta); Tunápolis (EEB Pe Balduino Rambo).

Essa política foi definida na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que estabelece que todas as escolas do país devem adotar o modelo até 2022. O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, explica que a mudança será gradativa e que as 713 escolas que oferecem Ensino Médio no estado já estarão trabalhando com o novo modelo até o final de 2022.

Mudanças

No dia a dia dos estudantes, uma das principais mudanças será a carga horária, das atuais 800 horas/aula/ano para mil horas. As horas/aula distribuem-se entre a Formação Geral Básica (mínimo de 1,8 mil horas nos três anos); e a Formação Específica via Itinerários Formativos, contemplando habilidades próprias a uma ou mais áreas de conhecimento ou formação técnica e profissional (mínimo de 1,2 mil horas nos três anos).

A Formação Geral encontra embasamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que propõe a organização curricular por áreas do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Já os chamados Itinerários Formativos são a parte flexível do currículo, compreendendo: o Projeto de Vida; os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento. A rede estadual de ensino de Santa Catarina optou pela distribuição desta carga horária ao longo das três séries do Ensino Médio, aumentando, a cada ano, a proporção da Formação Específica em relação à Formação Geral.


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