Conservatório de música de Itapiranga está com inscrições abertas

O conservatório iniciou suas atividades em 15/04/2019, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação da Orquestra de Itapiranga com o objetivo de ofertar cursos de música gratuitos para crianças, jovens e adultos na cidade e também em polos do interior do município. 

Conforme o coordenador pedagógico, Henrique Drebel, o programa surgiu da ideia de unificar os sistemas de ensino de música no município, ou seja, as escolinhas de música da Orquestra e do Departamento de Cultura, criando um modelo de ensino musical com uma metodologia unificada e cursos diferenciados, para melhor atender a população.

No ano de 2019 foram atendidos 456 estudantes, entre crianças, jovens e adultos divididos em 10 cursos: violão, violino, violoncelo, canto e técnica vocal, teclado, acordeon, bateria, percussão, musicalização infantil e instrumentos de sopro.

A diretora de Cultura, Daniele Fengler, explica que o nome, "Conservatório de Música", veio de encontro aos objetivos do programa, que, além de ser um local dedicado ao ensino da música, objetiva a conservação das artes, em especial a música, bem como a formação de crianças e jovens para atuarem nos grupos musicais do município, a exemplo da Banda Municipal, corais e Orquestra, a fim de que estes grupos possam ter material humano disponível no futuro, para continuidade de suas atividades culturais.

Para 2020 o conservatório oferecerá vagas para turmas novas em todos os cursos, além de manter as turmas em módulos mais avançados de estudo. As inscrições acontecem de 10 a 16 de fevereiro, online no site da prefeitura (itapiranga.atende.net), ou através do departamento de Cultura junto a Prefeitura Municipal. O conservatório também disponibiliza turmas especiais para adultos. O início das aulas será dia 17/02.

Henrique Drebel destaque que as aulas acontecem na sede do conservatório, no 2º piso da antiga escola São Vicente, e também em polos do interior: Linha Becker, Santo Antônio, Sede Capela, Popi, no bairro Santa Tereza e neste ano de 2020 um novo polo em Linha Dourado.

O novo espaço, na antiga Escola São Vicente, foi fundamental para o desenvolvimento das atividades. Os professores e alunos tem salas ambiente com materiais e instrumentos necessários para cada curso. Além de facilitar o acesso por ser no centro da cidade.

"Primeiro ano foi muito produtivo, teve um grande número de alunos, muito mais do que o esperado. São 8 profissionais atuando nas diversas modalidades, contemplando também os grupos culturais já formados, a exemplo da Banda Municipal, Orquestra de Itapiranga, Coro de Vozes Masculinas e Fanfarra", destaca Daniele Fengler.

O departamento de Cultura convida todos os interessados para participarem dos cursos disponibilizados gratuitamente pelo Conservatório de Música.

Curso de Direito da UCEFF obtém 2ª colocação no 30º Exame da Ordem Anterior

Curso de Direito da UCEFF obtém 2ª colocação no 30º Exame da Ordem

Odontologia prepara novos espaços e mais laboratórios Próximo

Odontologia prepara novos espaços e mais laboratórios

Deixe seu comentário