logo RCN

Sobe para 16 o número de cidades de SC com epidemia de dengue

Santa Catarina enfrenta aumento de casos de dengue. De acordo com o boletim semanal da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), divulgado na sexta-feira, 1º, subiu para 16 o número de municípios em epidemia no Estado. Além disso, há 124 cidades com infestação e quatro mortes confirmadas.

O relatório foi atualizado em 26 de março, e analisa o cenário desde 2 de janeiro. De acordo com a Dive, apesar de Santa Catarina ter menos casos em comparação ao mesmo período de 2021, com queda de 5,1%, o número de cidades infestadas aumentou em 11,2%.

Conforme o relatório da Dive, são 5.478 casos confirmados de dengue. Desses 4.156 autóctones, o que significa que a pessoa se contaminou localmente, e 60 casos importados.

Na quarta-feira (30), a diretoria comunicou em nota quatro mortes pela doença. Todas as vítimas são homens, com idades de 40 (que morreu em janeiro), 61, 72 e 81 anos. Os óbitos foram registrados em Itá, Romelândia e Brusque. Três mortes foram de casos autóctones. Outros seis óbitos são investigados por suspeita da doença.

As regiões com altos níveis de contaminação e manutenção de focos do mosquito são a Oeste, o Norte, Foz do Itajaí e parte da Grande Florianópolis. Algumas cidades do Sul e Meio Oeste também registram infestação. No entanto, os 16 municípios em situação de epidemia no Estado se concentram na região Oeste.

De acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), um cenário de epidemia ocorre quando um local registra ao menos 300 casos de uma doença a cada 100 mil habitantes. Pode ocorrer epidemias em uma cidade, quando vários bairros têm casos. Já em um Estado, quando várias cidades registram a doença; ou em um país, quando há casos em vários Estados.

Cidades com epidemia de dengue em SC

Iporã do Oeste, Santa Helena, Mondaí, Caibi, Belmonte, Maravilha, Seara, Concórdia, Romelândia, Abelardo Luz, Itá, Xanxerê, Guaraciaba, São José do Cedro, Coronel Freitas e Flor do Sertão.

Foram encontrados 23.253 focos de Aedes aegypti em 209 cidades. Além da dengue, o mosquito é responsável por transmitir a Chikungunya e a Zika.


Ministro da Saúde anuncia o fim da emergência sanitária de Covid-19 no Brasil Anterior

Ministro da Saúde anuncia o fim da emergência sanitária de Covid-19 no Brasil

Ajude o Vitor Emanuel! Próximo

Ajude o Vitor Emanuel!

Deixe seu comentário