Uso da fertirrigação aumenta a produtividade e economia em propriedade de Itapiranga
A adubação e a fertilização são importantes para uma colheita lucrativa e de qualidade. Para otimizar essas duas atividades tão vitais para a lavoura, os produtores agrícolas utilizam um sistema chamado de fertirrigação.
Essa técnica permite que a plantação receba a quantidade ideal de água e adubo para crescer de forma saudável. Entre os modelos de fertirrigação disponíveis no mercado, está o sistema por aspersão, excelente para os agricultores que desejam rapidez, diminuição dos custos e aumento da produtividade na lavoura.
Uma das vantagens desse sistema é a possibilidade de reaproveitar resíduos e dejetos naturais suínos e bovinos, o que diminui os custos com a compra de produtos químicos.
É o caso dos suinocultores Jaimir e Gean Schwendler, de La. Coqueiro/Itapiranga. Há pouco tempo iniciaram na atividade da suinocultura, que é conciliada na propriedade com a produção de leite. “Há poucos dias carregamos o primeiro lote de suínos (terminação). Desde o momento que decidimos iniciar na atividade, nossa preocupação foi produzir de forma mais sustentável e com economia de recursos. Por isso instalamos energia solar e um sistema de fertirrigação por aspersão”, destaca Jaimir.
O sistema foi instalado em uma área que abrange cerca de 2 hectares de pastagem, utilizada no trato das vacas. “Como somos produtores de leite e precisamos de um pasto de qualidade, achamos na fertirrigação uma maneira de melhorar a qualidade e quantidade da pastagem. Além disso, conseguimos dar um destino aos dejetos de maneira mais eficaz”, afirmam os irmãos.
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA
A aspersão é um sistema fixo, com tubulações enterradas, também chamado de sistema de aspersão em malha. Esse sistema proporciona menor mão de obra, uma vez que fica onde é instalado, e pode ser adaptado a qualquer relevo e cultura. É geralmente utilizado na horticultura, nos gramados, nos jardins e nas pastagens (como no caso da propriedade de Jaimir e Gean).
Os dejetos são bombeados com uma motobomba elétrica, instalada próxima à esterqueira. Esse processo conduz os dejetos até o ponto desejado através da mangueira de sucção. Chegando até o ponto, os dejetos são espalhados por um mini canhão, capaz de abranger uma área de até 25 metros.
De acordo com Jaimir, a fertirrigação por aspersão é de fácil manejo, dispensando o uso de trator e outras máquinas pesadas, gerando economia, praticidade e sustentabilidade, fundamentais para a atividade nos dias atuais.
Quer entender melhor as vantagens desse sistema? Veja os tópicos a seguir.
1 – Otimização do tempo
Ao adotar a fertirrigação por aspersão para fertilizar a plantação, você otimiza o tempo. Com isso, os esforços de trabalho podem ser usados para executar outras tarefas essenciais na propriedade.
2 – Redução de danos à plantação
Alguns tipos de cultivos são sensíveis e podem ser danificados com o impacto da fertirrigação feita com os métodos convencionais. Como o sistema de irrigação por aspersão simula a chuva natural de forma suave, a plantação não corre risco de sofrer danos físicos ao ser fertirrigada.
3 – Evita a compactação do solo
O uso excessivo de máquinas pesadas na lavoura pode deixar o solo pobre de nutrientes e até totalmente infértil. Com a fertirrigação por aspersão, o deslocamento de maquinário e funcionários é reduzido por não precisar de muitos equipamentos e pessoas para fazê-lo funcionar.
4 – Redução de custos
Por exigir pouca mão de obra e maquinário, o produtor agrícola reduz os custos com funcionários e manutenção de equipamentos, aumentando os lucros.
5 – Crescimento uniforme da plantação
No sistema de fertirrigação por aspersão, o solo é fertirrigado por igual. Assim, a plantação cresce saudável e uniforme em todo o terreno.
6 – Chuva o ano inteiro
Uma irrigação de qualidade é essencial para uma safra saudável. Entretanto, muitas regiões sofrem com períodos constantes e longos de seca, o que impacta negativamente a lavoura. Além de garantir que a planta receba os nutrientes, o sistema de fertirrigação deixa o produtor agrícola menos dependente da chuva natural, assegurando uma boa safra o ano inteiro.
COMO FAZER A INSTALAÇÃO
Primeiro, o agricultor deve procurar uma empresa que forneça e instale esse tipo de equipamento. Uma etapa fundamental é a realização de um projeto, que demanda uma análise da necessidade do cliente, do solo, da água e da cultura. Por isso, cada projeto é personalizado e único. Após a visita em sua propriedade e com informações sobre a sua necessidade, os projetos são desenvolvidos com responsabilidade visando sempre o melhor custo benefício ao produtor.
CONHEÇA OS SERVIÇOS E PRODUTOS DA G&E AGRO – SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
Localizada no município de Iporã do Oeste desde 2022, a G&E Agro - Sistemas de Irrigação traz a você produtos e serviços de qualidade. Conta com profissionais qualificados e experientes que atuam nesse mercado desde 2007.
Pautada em promover meios que facilitam o dia a dia da agricultura por meio de sistemas de irrigação e fertirrigação, leva ao produtor rural equipamentos e serviços referência no mercado, que otimizam os resultados, diminuem custos e aumentam a lucratividade, tanto em pequenas, médias ou grandes propriedades.
Jaimir e Gean destacam que o atendimento da empresa foi excelente. “A qualidade do serviço prestado pela G&E Agro – Sistemas de Irrigação foi fundamental para o sucesso da atividade. O que nos fez escolher pela empresa foi o fato de serem da região, serem confiáveis e por percebemos através de pesquisas que o trabalho deles é de qualidade. Além disso, prestam assistência técnica após a instalação, o que é muito importante destacar”.
Entre em contato: (49) 99811 0565 - na loja com Eunice; (49) 99106 0218 - com Gilmar; (54) 99619 8278 – (Filial RS) com Ezequiel.
Deixe seu comentário