logo RCN

Fertirrigação por aspersão: uma solução que traz diversos benefícios

“Economia é uma das principais vantagens” – destaca o agricultor

Seja na bovinocultura de leite ou de corte, na avicultura ou suinocultura, investir em tecnologias e sistemas que trazem praticidade é fundamental para o dia a dia do agricultor.

A família de Jacinta e Bruno Junges de La. Coqueiro/Itapiranga, inaugurou há cerca de 4 semanas as ampliações no chiqueirão, que agora possui capacidade de alojamento de 1500 suínos. “O investimento foi essencial para darmos continuidade à atividade na propriedade, que conta também com a ajuda dos nossos três filhos: Gustavo, Eduardo e Fernando. Ao todo a propriedade possui 35 hectares. Além da suinocultura, contamos também com a produção de leite”, destaca Jacinta e Bruno.

Além da ampliação, foi essencial também investir em um sistema capaz de trazer praticidade na hora da destinação dos dejetos suínos. “Ao aumentar a capacidade de produção, nos deparamos com mais um desafio, a destinação dos dejetos.  Estávamos fazendo a distribuição apenas com o uso de trator e tanque, o que gerava altos custos com combustível e, principalmente, com pneus, devido ao declive e demais características do terreno na propriedade”, afirma Eduardo.   

Diante disso, a família estudou diversas possibilidades, e em conversa com demais suinocultores, conheceram o sistema de fertirrigação da G&E Agro - Sistemas de Irrigação. “Conversamos com alguns amigos que nos indicaram a empresa. Entramos em contato e eles prontamente nos atenderam, vieram até a propriedade e iniciaram o projeto e posterior instalação”, destaca Eduardo.

Um projeto de irrigação ou de fertirrigação demanda uma análise da necessidade do cliente, do solo e demais características. Por isso, cada projeto é personalizado e único. “Após a visita na propriedade e com informações sobre a necessidade do agricultor, o projeto é desenvolvido com responsabilidade visando sempre o melhor custo benefício”, ressalta a equipe da G&E Agro - Sistemas de Irrigação.

O sistema instalado na propriedade da família Junges foi o de aspersão. A aspersão é um sistema fixo, com tubulações enterradas, também chamado de sistema de aspersão em malha. Esse sistema proporciona menor mão de obra, uma vez que fica onde é instalado e pode ser adaptado a qualquer relevo e cultura.

“Como grande parte da nossa terra fica em um ponto mais alto da propriedade, em relação aos chiqueirões, sempre tivemos uma maior dificuldade para levar o esterco até a pastagem. A G&E agro - Sistemas de Irrigação trouxe uma solução para nós, com um sistema de bombeamento, conduzindo os dejetos até o ponto mais elevado da propriedade, diminuindo assim custos com o transporte”, pontua a família.

Entre os principais benefícios, Eduardo Junges destaca a economia de combustível e menos gastos com manutenção no trator, redução de mão de obra, praticidade e o aumentou da produtividade das plantações com a união da irrigação e adubação em um só sistema. Além disso destaca que com o sistema de aspersão, há uma redução na compactação do solo, que anteriormente sofria com as recorrentes passagens do trator e do distribuidor de esterco.

Visite a G&E Agro - Sistemas de Irrigação em Iporã do Oeste, Avenida Gustavo Fetter, ou entre em contato: (49) 99811 0565 (na loja com Eunice) | (49) 99106 0218 (com Gilmar – SC) ou (54) 99619 8278 (com Ezequiel – RS).

Roraí completa 20 anos de sucesso em Itapiranga Anterior

Roraí completa 20 anos de sucesso em Itapiranga

Dalle Supermercados inaugura em Itapiranga Próximo

Dalle Supermercados inaugura em Itapiranga

Deixe seu comentário