Força d’Oeste participa do Encontro Nacional com Jornalistas e Formadores de Opinião

O Sicredi promoveu o 9º Encontro Nacional de Jornalistas e Formadores de Opinião nos dias 6 e 7 de setembro, nas cidades de Porto Alegre, Nova Petrópolis e Gramado, no Rio Grande do Sul. O jornalista Tiago Butzge, do Força d’Oeste, representou o Extremo Oeste Catarinense e o Noroeste Gaúcho, a convite do Sicredi Raízes. Participaram do evento mais de 60 jornalistas do Brasil, que atuam em jornal impresso, televisão, rádios e portais de internet.

O evento iniciou com uma visita técnica ao Centro Administrativo do Sicredi, na região metropolitana de Porto Alegre. A abertura foi feita pelo presidente da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese, que falou sobre a história do cooperativismo. “O cooperativismo de crédito começou a ser desenvolvido na Alemanha, embora já existisse o cooperativismo na Inglaterra, no Reino Unido, mas era um cooperativismo de outros ramos. O de crédito começou, então, com Friedrich Wilhelm Raiffeisen, a nível mundial, e depois com o padre suíço Theodor Amstad, no Brasil”, afirmou.

Em seguida, o diretor-presidente do Sicredi, César Bochi, compartilhou informações sobre a cooperativa, destacando a importância da atuação do Sicredi em todas as regiões do Brasil. Segundo Bochi, "Nosso principal objetivo é construir uma sociedade mais próspera em conjunto. Não se trata apenas de conquistar fatias de mercado dos outros bancos, mas de impulsionar o crescimento econômico. Quanto mais fortalecemos a economia local, mais forte será o cooperado, gerando mais empregos e renda. Tudo o que fomente a prosperidade local é o foco do Sicredi".

Os jornalistas visitaram a cidade de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, considerada o berço do cooperativismo de crédito nacional, onde foi fundado o modelo pelo padre Theodor Amstad, em 1902. Na cidade, localiza-se a Casa Cooperativa e um museu em homenagem ao padre.

No segundo dia de programação, os participantes assistiram a palestras com Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira em Nova Petrópolis, que abordou iniciativas de financiamento coletivo. Em seguida, Feulga Abreu, analista de Relações Institucionais, e Arthur Gomes, analista de Estudos Econômicos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), discutiram os impactos do cooperativismo de crédito no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Por fim, Elissa McCarter LaBorde, CEO do World Council of Credit Unions (WOCCU), apresentou uma visão sobre as atividades das cooperativas de crédito ao redor do mundo.

Com as palestras e visitas, foi possível entender a trajetória do Sicredi no cooperativismo de crédito, que demonstra que o desenvolvimento econômico pode e deve caminhar junto com a responsabilidade social. Um exemplo interessante foi a atuação e as doações feitas pelo Sicredi durante as enchentes que ocorreram no Rio Grande do Sul. Por fim, percebe-se que o cooperativismo exerce um papel fundamental na sociedade, pois promove o desenvolvimento econômico e social ao unir pessoas em torno de objetivos comuns.

| Tiago Butzge Fotos: Sicredi

Clínica Veterinária Pet Vitta é inaugurada em Itapiranga com serviços especializados e atendimento de emergência Anterior

Clínica Veterinária Pet Vitta é inaugurada em Itapiranga com serviços especializados e atendimento de emergência

Cresol Vanguarda alcança a marca histórica de 1 bilhão de ativos Próximo

Cresol Vanguarda alcança a marca histórica de 1 bilhão de ativos

Deixe seu comentário