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A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos durante o período de 21 a 28 de agosto, conforme lei sancionada em 26 de dezembro de 2017. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com base no tema "Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social", vem para reafirmar no contexto desse movimento a importância da participação da família, em todos os processos de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seu papel na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social.
A APAE de Itapiranga possui um programa intitulado "Projeto Prevenir", com objetivo de proporcionar a comunidade informações a respeito da prevenção das deficiências e das atitudes que podem ser tomadas para evitar ou minimizar o impacto dos mesmos nas pessoas.
A Escola Especial / CAESP - APAE de Itapiranga, está comprometida a criar ações de conscientização, que visam levar a comunidade local a conhecer as medidas que ajudam a prevenir vários tipos de deficiência, pois as escolas especiais são grandes conhecedoras do assunto e possuem profissionais qualificados para mais esclarecimentos sobre o assunto.
É importante ressaltar que na APAE de Itapiranga o Programa de Estimulação Precoce trata-se de uma ação coordenada por uma equipe multiprofissional que envolve uma abordagem interdisciplinar, nos diferentes níveis de prevenção e reabilitação, articulando aspectos educacionais e terapêuticos. Conta com uma equipe formada por Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psiquiatra, Neurologista, Terapeuta Ocupacional e Pedagoga.
QUAL OBJETIVO DO PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE?
O objetivo é proporcionar às crianças deste serviço estratégias de estimulação, possibilitando um desenvolvimento equilibrado com o aumento do potencial para garantir melhor evolução nas etapas de desenvolvimento global. As crianças são atendidas em espaço físico devidamente organizado para esse fim. Este serviço visa o desenvolvimento integral da criança, envolvendo as áreas motora, sensório-perceptiva, sócio-afetiva, cognitiva e da linguagem, centrando maior atenção nos aspectos que evidenciam maior defasagem, na qual a criança é estimulada de forma global, como ser único e íntegro.
QUEM PODE FREQUENTAR O PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE?
Para ingressar no Programa de Estimulação Precoce, a criança deve ter idade compreendida entre 0 (zero) e 5 (cinco) anos, 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e/ou de alto risco (baixo peso ao nascer, prematuridade, etc.), decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais. Referente ao desligamento do programa, no semestre em que a criança completar 5 (cinco) anos 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade, ela passará por reavaliação e atualização diagnóstica e será desligada do programa de Estimulação Precoce, podendo ser encaminhada para outros serviços educacionais ou de reabilitação se necessário.
É importante destacar que a família tem papel primordial neste processo, uma vez que a estimulação deve ser continuada em casa. As orientações ocorrem de forma individualizadas e fornecidas pelos profissionais especializados que estão atendendo esta criança, a partir das necessidades da mesma.
E, para finalizar, nunca devemos esquecer que o melhor estímulo sensorial que você pode dar ao seu filho vem do afeto. Não podemos nos esquecer de prescrever o amor!!
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