Maior da história: Assembleia Geral Ordinária bate recorde em número de cooperados presentes

  • - Os associados presentes puderam votar e aprovar as ações realizadas pela Cooper A1

A Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2019 da Cooper A1, realizada na sexta-feira, dia 15/03, foi a maior da história em relação ao número de cooperados participantes. Em torno de 700 pessoas, dos 18 municípios com unidades, acompanharam e aprovaram o balanço 2018, prestação de contas, destinação das sobras, entre outros assuntos da ordem do dia. A Assembleia aconteceu em Palmitos/SC, e foi conduzida pelo presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin.

Nas receitas globais, o crescimento foi de 13,51%, o que fez a cooperativa alcançar 1,2 bilhão de faturamento. Por percentual de participação, as lojas agropecuárias foram as mais expressivas com 27%, na sequência a atividade de suínos 20%, rações 19%, supermercados 11%, leite 11%, cereais 8%, postos de combustíveis 3% e aves 1%.

Segundo o presidente Elio Casarin, uma cooperativa agropecuária que tem 85 anos de história já passou pelos mais diversos tipos de situações. Em 2018, a Cooper A1 sofreu com empecilhos como greve dos caminhoneiros e operação da carne fraca, foi ainda, ano de Copa do Mundo e eleições, eventos que mexem com a economia. Todos estes acontecimentos interferiram nos resultados, mas, mesmo assim, a Cooper A1 encerrou 2018 com bons números.

Prova disto são as sobras aos cooperados que totalizaram mais de 12,3 milhões de reais, deste valor, 7,7 milhões de reais que serão destinados ao capital social e 4,6 milhões que serão distribuídos.

O patrimônio líquido da cooperativa atingiu o montante de R$ 529.486.871. Os principais índices foram: liquidez corrente 1,80%, liquidez geral 1,30%, e o grau de endividamento 46%. Em impostos e tributos, a Cooper A1 gerou e recolheu mais de R$ 90.203.839 milhões de reais, valores que beneficiam diretamente cada município onde está instalada.

Outra confirmação de fortalecimento da Cooper A1 são os quadros de cooperados e colaboradores. 2018 encerrou com mais de 8.600 associados, e mais de 1.200 pessoas empregadas. Sua estrutura conta com 11 unidades de recebimento de grãos, 22 supermercados, 22 lojas agropecuárias, três fábricas de rações, cinco postos de combustíveis, duas granjas UPL's e dois centros de distribuição espalhados nos 18 municípios da área de atuação da Cooper A1.

Investimentos 2018 

Em 2018, os principais investimentos foram ampliação e reforma da unidade de Santa Helena; ampliação e reforma da unidade de Planalto; ampliação e reforma da unidade de Palmitos e da matriz; aumento da capacidade de armazenamento de grãos, em Descanso, Iporã do Oeste, Palmitos e Planalto; adequações e melhorias na fábrica de rações em Itapiranga e aquisição de terreno e instalações no Distrito Sede Oldenburg.

"A Cooper A1 está investindo em todos os municípios e em todas as áreas, pois entendemos que a cooperativa não pode estacionar, ela precisa ir para frente. Mas é fundamental investir com planejamento e pés no chão", destacou o presidente Casarin.

Agradecimentos 

O presidente Elio Casarin, em nome da direção e Conselhos da Cooper A1, agradeceu a presença dos cooperados. "Agradeço a todos os associados pela participação e atenção que desprenderam durante toda a apresentação da Assembleia Geral. Isso mostra comprometimento e interesse nos negócios coletivos".

Renovação do Conselho Fiscal 

A renovação dos conselheiros acontece todos os anos na AGO. Foi o momento em que os associados realizaram a apreciação e votação do Conselho Fiscal, que fará a gestão de 2019. Os conselheiros eleitos foram:

Efetivos:

Douglas Dalcero - Lª Aparecida - Caibi

Vania Sebben Marchesan - Lª Alegre - Descanso

Vandoir José Schaefer - Lª São Sebastião - Tunápolis

Suplentes:

Jocemar Gandini - Lª Tigre - Vista Gaúcha

 João Kosvoski -L ª Pedreira - Planalto

Nedio Carlos Forcellini - Lª Bela União - Belmonte

Assembleia 2019 

A Assembleia fica marcada pelo número recorde de presentes, motivos de alegria e agradecimentos. "Agradeço a todos os associados pela participação, e atenção que desprenderam durante toda a apresentação da Assembleia Geral. Isso mostra comprometimento e interesse nos negócios coletivos", fomentou Casarin.


Pesque-pague Gribler promete ser uma nova atração em São João do Oeste Anterior

Pesque-pague Gribler promete ser uma nova atração em São João do Oeste

Deputada Marlene Fengler visita Itapiranga Próximo

Deputada Marlene Fengler visita Itapiranga

Deixe seu comentário