Verão terá temperaturas acima da média e chuvas dentro do esperado em Santa Catarina |
Itapiranga entra em situação de emergência devido à estiagem
Perdas no setor agropecuário em virtude da estiagem e risco no abastecimento de água levaram o Município a decretar situação de emergência nesta sexta-feira, 30.
Além dos prejuízos agropecuários, principalmente nas lavouras e pastagens, outra situação que preocupa é a distribuição de água.
Granjas de suínos, aves e leite demandam por dia uma grande quantia de água potável, em razão de muitas fontes e reservatórios naturais secarem ou estarem com os níveis muito baixos.
Conselho Municipal de Defesa Civil recomenda e Município decreta situação de emergência
Reunião para debater a situação foi convocada pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil, Sargento André Rauber. O encontro de membros do Conselho, representantes do governo municipal e de setores ligados à agropecuária, ocorreu na tarde de terça-feira, 27, junto ao Corpo de Bombeiros.
Após a exposição da situação, o Conselho deliberou em recomendar ao Município a publicação de um decreto colocando Itapiranga em situação de emergência. Com o decreto, produtores tem maior acesso a linhas de crédito, renegociação de dívidas e o Município de realizar ações emergenciais.
Levantamento de perdas e consequências se dá com base em relatórios produzidos pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Epagri, Secretaria de Administração, Departamento de Água e Secretaria de Assistência Social. O relatório será anexado ao decreto e enviado ao governo do Estado para reconhecimento.
O decreto será publicado no Diário Oficial dos municípios nesta sexta-feira, dia 30.
Deixe seu comentário