Decreto de Situação de Emergência é publicado pelo Executivo Municipal de Itapiranga
Os eventos climáticos registrados durante o mês de outubro causaram muitos prejuízos e transtornos, principalmente na área rural, levando o município de Itapiranga a decretar Situação de Emergência. A medida foi adotada após reunião da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).
De acordo com o levantamento realizado e exposto na última semana, em reunião no auditório da prefeitura, teve perdas de 100 hectares de trigo tardio, 420 hectares de milho silagem e 90 hectares de milho grão, 30 hectares de fumo, 10 hectares de soja, 15 hectares de reflorestamento de eucalipto e quatro hectares de feijão. Conforme as informações coletadas, os relatórios também apontam prejuízos em pastagens e danos em infraestruturas e benfeitorias nas propriedades rurais.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Eusébio Anuar Tavares Filho, se o decreto de emergência for reconhecido pelo governo estadual e homologado pelo governo federal, poderá ser utilizado como subsídio pelos produtores na renegociação de dívidas, no rebate de juros e solicitação de novos custeios junto as instituições financeiras. Eusébio cita ainda que o Estado também deve anunciar medidas para auxiliar os agricultores do município e para a recuperação das estradas municipais.
| Assessoria de Comunicação
Deixe seu comentário