O mês que encerrou na segunda-feira, 30, foi o abril menos chuvoso desde 1978, há 40 anos. De acordo com Wolfgang Lengert, de La. Presidente Becker/Itapiranga - que tem os registros desde 1935 -, em abril deste ano choveram 10 milímetros, que ainda foram divididos em três dias. Em 1978, havia chovido apenas 2 milímetros no mesmo mês.
Lengert reitera que a atual estiagem de abril é agravada pela pouca chuva registrada em fevereiro, quando houve 61 milímetros, divididos em oito dias. Apesar de uma leve recuperação na segunda metade de março, com acumulado de 249 milímetros, Wolfgang verifica que a chuva praticamente nula no último mês comprometeu o desenvolvimento das pastagens.
Em janeiro, por outro lado, choveu acima da média: 214 milímetros entre os dias 11 e 28, período em que apenas não choveu em dois dias. Naquele mês, as chuvas também aliviaram a estiagem de dezembro, quando foram registrados 145 milímetros, 40 abaixo do normal.
Wolfgang recorda que em 1978 apenas voltou a chover regularmente na metade de junho e foi um ano extremamente seco. Ele não acredita que a situação vai se repetir neste ano, mas não descarta que fenômenos climáticos passados possam voltar na atualidade: "Quanto ao clima, tudo o que passou algum dia volta, mesmo que demore vários anos", pondera.
"O outono é uma estação em que o tempo gosta de falhar, especialmente em abril. Às vezes fica quente e ocorre uma estiagem, bem como pode vir uma frente fria e chover sem parar, como em maio do ano passado, quando foram registrados 440 milímetros", enfatiza.
TEMPERATURAS ACIMA DA MÉDIA
A temperatura em abril deste ano, segundo Lengert, ficou em até cinco graus acima da média para o mês: a média máxima foi de 32,4 graus, enquanto o normal é de 27. Já a mínima ficou em 18,4 graus, quando a média geral é de 15.
Wolfgang constata que desde setembro de 2017 até abril deste ano a média de temperatura máxima sempre foi de 30 graus ou acima, quando o normal é que o fato ocorra apenas entre novembro e fevereiro.
Deixe seu comentário