Itapiranga recebeu comitiva de alemães
A visita teve como motivação comemorar os 200 anos de imigração alemã no Brasil
Há 200 anos, os primeiros colonizadores alemães chegaram ao Brasil. No mês que marca esse momento histórico entre os dois países, Itapiranga recebeu a visita de uma comitiva oficial da Alemanha: 28 alemães vindos de Hunsrück, região berço dos primeiros imigrantes. O grupo era composto por simpatizantes e diversas autoridades, como ex-prefeitos e deputados.
A comitiva está no Brasil há algumas semanas e incluiu Itapiranga em seu roteiro, motivados pela tradição e cultura enraizadas na história do município. Inicialmente, o grupo foi alegremente recebido no Centro Histórico Germânico para uma conversa com lideranças locais e filhos de pioneiros. Em seguida, os alemães circularam pelo espaço, conhecendo ainda mais detalhes da colonização de Porto Novo, inclusive a reprodução das casas em enxaimel, tão simbólicas da imigração alemã.
Em continuidade à programação, a comitiva se deslocou para Linha Presidente Becker, onde conheceram o Memorial da Oktoberfest e a Igreja São Bonifácio, além dos pavilhões da comunidade. Recepcionados com muita música, canto e danças folclóricas, os alemães puderem prestigiar as tradições preservadas ao longo das gerações.
Para encerrar a visita, a comitiva participou de um café colonial organizado pela comunidade no Observatório Uruguai, um dos pontos turísticos do berço nacional da Oktoberfest. “É uma oportunidade muito gratificante, que valida todo o trabalho feito dia a dia para preservar a identidade germânica no município. É um marco histórico e que abre portas para mais iniciativas como essas, estreitando relações e evidenciando o valor cultural e histórico que Itapiranga tem”, finalizam os organizadores do evento.
| Divulgação/Fotos: Heaven Art
Deixe seu comentário