logo RCN

Itapiranga passa a contar com Centro de Equitação e Equoterapia

Inaugurou no dia 30 de setembro o Centro de Equitação e Equoterapia junto à Cabanha Záquia Caverá em La. Sede Capela. Trata-se de uma iniciativa e uma contribuição social para Itapiranga por parte do empresário Lazie De Col, que fez questão de enfatizar o cunho social visando o atendimento de alunos da APAE de forma gratuita.     

“Isso aqui é uma contribuição social minha e da Farmavet para Itapiranga e região, sendo viabilizado somente com recursos próprios. Este espaço está à disposição dos alunos da APAE de Itapiranga sem custos”, destacou o empresário, Lazie De Col.   

Outras instituições e APAEs de municípios da região podem ter acesso aos serviços, mediante o agendamento prévio, a disponibilidade de horários e o pagamento do custo dos profissionais para os atendimentos.     

O empreendimento é considerado um importante espaço para desenvolver e aperfeiçoar a coordenação motora, cognitiva e de linguagem em estudantes, principalmente para alunos especiais. Estando à disposição das APAEs, escolas e grupos da terceira idade, a ideia é transformar-se em equipamento e atração turística.    

DEPOIMENTOS

A diretora da APAE de Itapiranga, Roseli Wirth, elogiou a iniciativa do empresário e enfatizou a importância de efetuar parcerias entre as instituições. “A equoterapia é muito importante para o desenvolvimento da coordenação motora, cognitiva e linguagem nos alunos especiais”, avalia.

Para a presidente da APAE, Andrea Follmann, a intenção agora é achar um meio de levar os alunos especiais até a equoterapia. “Queremos achar uma maneira de viabilizar isso e estamos conversando com a equipe clínica da APAE, mais especificamente com o fisioterapeuta, Ricardo Borges, e a fonoaudióloga, Ana Rambo. Será importante para desenvolver a parte cognitiva e coordenação motora dos alunos”, destaca.

O vice-prefeito de Itapiranga, Nilo Bourcheidt, acredita que as instalações podem dar um acréscimo ao turismo de Itapiranga. “Quero parabenizar o Lazie De Col pela iniciativa e será importante para o futuro de Itapiranga. Vem ao encontro dos alunos da APAE e grupos de idosos, mas vejo mais futuro no turismo”, analisa.

A secretária de educação de Itapiranga, Elaine Mueller, disse se tratar de uma nova modalidade já presente em outras regiões. “Vai agregar muito para as crianças com necessidades especiais, mas não somente para as crianças especiais. Todas as crianças e pessoas podem usufruir disso porque trabalha a questão postural e vários aspectos como a concentração, equilíbrio, entre outros”, destaca.

O coordenador do curso de veterinária da UCEFF,Ramiro Bonotto, afirmou ter firmado há tempo uma parceria com o Lazie De Col e a Farmavet, visando a implantação da equoterapia. “Só temos pontos positivos e benefícios para a região. Um espaço adequado e preparado para isso. Trata a questão de bem-estar animal associado com benefícios, principalmente para alunos das APAEs”. Ele informou que um centro de equoterapia mais próximo fica em Chapecó.

A Farmavet possui três médicos veterinários em seu quadro de colaboradores. Para o médico veterinário, colaborador da Farmavet e vereador de Itapiranga, Valdair Miguel Dahmer (Boca), os estudos e iniciativas de implantação da equoterapia iniciaram durante a EFRAIT da gestão pública anterior, quando havia coordenado os trabalhos na área da agropecuária da feira. “Fomos um grande parceiro do Lazie De Col nessa implantação e aqui me sinto em casa”, enfatizou.  

AGENDAMENTOS

A fonoaudióloga, Ana Rambo, atua por algumas horas semanais na APAE e por esta instituição faz o acompanhamento de aulas junto ao Centro de Equoterapia. Ela igualmente agenda os atendimentos e aulas particulares de equoterapia pelo telefone/WhatsApp 999591842 (Ana Rambo).

A profissional destaca a importância do empreendimento para a área de fonoaudiologia. “A equoterapia auxilia no desenvolvimento da criança, estimula o equilíbrio, aumenta a força e tonificação muscular, melhora a motricidade, a interação social e estimula a comunicação das crianças. Não há dúvidas de que é uma terapia importante para a fonoaudiologia e para a saúde como um todo”, enfatiza a fonoaudióloga, Ana Rambo.

Sicoob de São João do Oeste tem nova gerente Anterior

Sicoob de São João do Oeste tem nova gerente

Usinas de Investimento: o novo momento da Energia Solar! Próximo

Usinas de Investimento: o novo momento da Energia Solar!

Deixe seu comentário