logo RCN

Inverno e conta de luz: como economizar usando energia solar

A chegada da estação mais fria do ano está associada a um aumento significativo no consumo de energia elétrica. É nessa época do ano que muitos brasileiros se deparam com contas de luz mais elevadas e, como consequência, buscam maneiras de reduzir esse gasto extra.

As temperaturas podem atingir níveis bastante baixos, exigindo um consumo maior de energia para aquecer ambientes e suprir as necessidades diárias. Uma solução que tem ganhado destaque é a energia solar fotovoltaica. Além de gerar uma economia de custos, ela é uma fonte limpa e renovável.

Por que a conta de energia aumenta no inverno?

É comum que as pessoas se perguntem por que as contas de energia aumentam no inverno, mesmo quando estão fazendo esforços para economizar.

Há quem pense que o aumento acontece por conta de algum reajuste tarifário típico da época, mas, na verdade, outras variáveis estão envolvidas nessa questão. À medida que as temperaturas caem, buscamos conforto e aquecimento dentro de nossas casas. Chuveiros, aquecedores elétricos e outros dispositivos similares consomem energia para gerar calor, levando a um aumento significativo no consumo energético.

Com dias mais nublados, também utilizamos mais iluminação artificial durante períodos mais longos. Isso inclui lâmpadas, luminárias e outros dispositivos. Além disso, muitas pessoas preferem ficar em casa em vez de sair para fazer atividades ao ar livre em dias nublados. Esse comportamento resulta em um aumento no uso de aparelhos eletrônicos, como televisões, videogames, computadores e outros.

Energia solar no inverno: entenda como funciona

A energia solar é uma das fontes de energia renovável mais utilizadas no mundo, oferecendo diversos benefícios ambientais, econômicos e sociais. Mas será que a energia solar funciona bem no inverno?

A energia solar em dias nublados continua sendo gerada. Embora a quantidade de luz solar direta possa ser reduzida, os sistemas solares também são projetados para captar a luz difusa e indireta, garantindo um fluxo contínuo de energia. A radiação solar, composta por diferentes tipos de ondas eletromagnéticas, pode atravessar nuvens e chegar aos painéis solares, mesmo em dias nublados ou chuvosos!

VANTAGENS E BENEFÍCIOS

- Eficiência em baixas temperaturas: os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frias. Isso significa que, mesmo com dias gelados, você ainda pode gerar eletricidade de forma eficiente.

- Redução na conta de luz: a energia solar permite que você produza sua própria eletricidade. Isso reduz a dependência da rede elétrica e, consequentemente, sua conta de luz.

- Sustentabilidade ambiental: ao usar energia solar, você contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Isso é fundamental para combater as mudanças climáticas.

CONTE COM A TECHSUN

A Techsun Energia Solar é reconhecida pela excelência e qualidade no setor de energia solar e principalmente por trabalhar com estudos de viabilidade, que trazem para os clientes mais segurança e garantia de sucesso. 

Comprometida sempre com o bom atendimento e serviço qualificado, a Techsun conta com equipe completa para atender o cliente desde às primeiras etapas do projeto até a pós instalação. Se você pretende investir em energia solar e busca por maior segurança para o seu projeto, busque a equipe da Techsun Energia Solar, localizada na Avenida Uruguai, 1110, Itapiranga.

Supermercado Veneza comemora 40 anos com reinauguração de um novo e moderno espaço Anterior

Supermercado Veneza comemora 40 anos com reinauguração de um novo e moderno espaço

Primaki: 19 anos de excelência em comunicação visual Próximo

Primaki: 19 anos de excelência em comunicação visual

Deixe seu comentário