Mauro de Nadal (MDB) é eleito presidente da Assembleia Legislativa
-
Foto: Bruno Collaço / Agência AL -
Com um discurso conciliador, o parlamentar foi eleito para comandar o Parlamento catarinense pelos próximos dois anos. Recebeu 38 votos a favor e dois contrários
Em sessão preparatória para eleição da presidência e mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2025, o deputado Mauro de Nadal (MDB) foi eleito presidente do Parlamento Catarinense. Dos 40 deputados, 38 deles votaram favoravelmente ao nome proposto, candidato único, uma vez que o outro postulante, José Milton Scheffer, também do MDB, abriu mão da candidatura em favor de seu correligionário. A necessidade de união, de harmonia e de fortalecimento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina foi a expressão dos parlamentares ao confirmar o voto em Nadal.
Votos contrários
Embora desejando sucesso à gestão do deputado Mauro de Nadal (MDB), a deputada Ana Campagnolo (PL) manifestou voto contrário, pelo fato de a composição para eleição do parlamentar emedebista ter sido feita com os votos do Partido dos Trabalhadores. O deputado Sérgio Lima (PL) também registrou voto contrário, alegando discordar da forma como foi feita a composição da mesa.
Pronunciamento
Com um discurso conciliador, Mauro de Nadal (MDB) reafirmou o compromisso com as conversas republicanas que levaram ao consenso de seu nome e da chapa da Mesa Diretora. Elogiou o trabalho do deputado Júlio Garcia que muito contribuiu com sua experiência, "Ele dá luz a quem com ele convive e é exemplo no cumprimento de compromissos".
Lembrou a trajetória dos parlamentares eleitos, todos com experiências exitosas. Além dos reeleitos, assinalou a vivência daqueles que vieram de casas legislativas municipais, dos que passaram pelo Executivo municipal e por secretarias de governo. Destacou ainda, os que passaram pela área de Comunicação, trazendo na bagagem o contato intenso com o público e suas demandas.
Nadal ressaltou também que Santa Catarina é terra de grandes políticos. "tivemos até quem assumiu a presidência da Republica". Lembrou dos governos marcantes dos correligionários do MDB, e de demais legendas partidárias, todos eles defendendo os interesses de Santa Catarina.
Agradecendo a todos os parlamentares que o levaram ao posto, em especial ao José Milton Scheffer, que abriu mão da candidatura, Nadal reiterou que manterá relacionamento de alto nível, respeitoso e de muita harmonia entre os Poderes. "O eleitor quer resultados. Brigas politicas não constroem estradas, pontes ou hospitais".
Disse esperar uma grande legislatura em favor dos municípios, estreitando a parceria com a Fecam, e que manterá seu gabinete de portas abertas a todos os parlamentares.
Mesa diretora
Na sequência foram definidos os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual, também com vigência para os próximos dois anos. Foram escolhidos
Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente;
Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente;
Paulinha (Podemos) como 1ª secretária;
Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário;
Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário;
Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário
| RCN
Deixe seu comentário