Início do ano letivo: municípios da região se preparam para receber os alunos

O início do ano letivo nos municípios da região está marcado para o dia 10 de fevereiro, próxima segunda-feira. Nos últimos dias, as secretarias de Educação, escolas e profissionais têm se dedicado ao preparo para receber os alunos de volta.

Em Itapiranga, todas as escolas, desde as creches até o nono ano, iniciam as atividades no mesmo dia, seguindo o turno escolhido pelas famílias no momento da matrícula. A Secretaria de Educação do município também informou que o transporte escolar continuará com os trajetos já estabelecidos, com ajustes apenas quando necessários, sempre avisando as famílias e responsáveis com antecedência.

Em Tunápolis, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte reitera que o início do ano letivo será no dia 10 de fevereiro. As crianças devem ir para a escola de acordo com o turno matriculado e levar os materiais solicitados pelas unidades. Já em Iporã do Oeste, as aulas também começam no dia 10, com a exceção das creches EMEI e EMEI Extensão, que terão reuniões com os pais. A reunião da EMEI será às 7h30 e a do pré-escolar Os Peixinhos às 13h, ambas no Centro Escolar Multiuso. As demais escolas iniciam suas atividades conforme o calendário regular, e a divulgação da programação inicial de cada uma será feita pelas unidades. Os trajetos do transporte escolar foram renovados e serão mantidos os mesmos dos anos anteriores, com ajustes pontuais. A cidade também traz uma novidade importante: a abertura de turmas para o Pré-Escolar e Maternal 3 na Escola da Comunidade de La. São Lourenço, onde as crianças do Pequeno Polegar serão atendidas junto com a escola, em uma parceria com o Estado para o uso de salas e outros espaços coletivos.

Em São João do Oeste, o ano letivo teve início com uma reunião especial para professores e servidores da área da educação. O evento, realizado na manhã de segunda-feira (3), contou com uma programação acolhedora, onde o secretário de Educação, Everton Krone Wehner, destacou a importância do trabalho colaborativo para garantir um ensino de qualidade. A reunião também contou com a presença da coordenadora pedagógica, Teresinha Staub, que apresentou um cronograma de formações para os professores, com dois dias de capacitação já agendados para esta semana. O início das atividades nas escolas também está marcado para o dia 10.

Volta às aulas sem celular: saiba como vai funcionar a nova lei

Uma das pautas mais discutidas neste início de ano letivo foi a nova regulamentação sobre o uso de celulares nas escolas. A preocupação com o uso excessivo dos aparelhos móveis nas salas de aula e os impactos na concentração dos alunos resultou na implementação de regras mais rígidas. A medida busca garantir que os celulares não se tornem uma distração no ambiente escolar. De acordo com as novas normas, os alunos deverão deixar seus aparelhos na portaria ao chegar à escola, com a devolução autorizada somente no momento da saída.

Em algumas escolas, como em Itapiranga, essa prática já era adotada e continuará sendo mantida, conforme informou a secretária de Educação, Elaine Kummer Mueller. No entanto, em unidades onde os alunos precisam usar os celulares para atividades pedagógicas, como pesquisa, o uso será permitido, desde que orientado pelos professores. A medida busca equilibrar a necessidade de manter o ambiente educacional focado, mas também reconhecer o potencial dos aparelhos como ferramentas de aprendizado quando utilizados de forma responsável. A expectativa é que a regulamentação traga mais organização e respeito às atividades escolares, além de incentivar o uso adequado da tecnologia.

| Luane Diehl

Santa Catarina enfrenta onda de calor e registra temperaturas extremas Anterior

Santa Catarina enfrenta onda de calor e registra temperaturas extremas

Sessões da Câmara de Vereadores de Itapiranga começam hoje Próximo

Sessões da Câmara de Vereadores de Itapiranga começam hoje

Deixe seu comentário