Comarca de Itapiranga avança na criação de grupos reflexivos sobre violência doméstica

A Comarca de Itapiranga deu um importante passo no enfrentamento à violência contra a mulher. Representantes de diversas instituições da região se reuniram para debater a formação de grupos reflexivos e responsabilizantes destinados a homens envolvidos em situações de violência doméstica e familiar. A iniciativa, que segue recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), busca promover a reflexão sobre comportamentos e atitudes masculinas, visando a redução da reincidência desses casos.

Os grupos terão como foco principal discussões coletivas sobre temas como masculinidade, gênero, gerenciamento de emoções, controle da raiva, parentalidade e diferentes formas de violência. A metodologia proposta é ativa, circular e horizontal, estimulando a troca de experiências entre os participantes e a criação de um senso de pertencimento, essencial para a eficácia do projeto.

O diálogo inicial marcou o início de um processo intersetorial e coletivo, com continuidade prevista para fevereiro do próximo ano. O objetivo é que a proposta seja adaptada às especificidades da comarca e conte com a colaboração de diferentes áreas, criando um programa eficaz e alinhado com as demandas locais.

Participaram da reunião nomes relevantes do setor público e da sociedade civil: Juiz da Comarca, Rodrigo Pereira Antunes; Assistente do Ministério Público, Rafaela Viana Brunner; Assistentes sociais Siliane Meier e Claudia Wolschick Lenz, vinculadas às políticas de assistência social dos municípios de Tunápolis e São João do Oeste; Psicólogas Loridane Meotti e Karine Aparecida Dellbrügger, também das referidas localidades; Coordenador do Curso de Psicologia da UCEFF, Tiago Luiz Pereira; Cabo PM Graciela, representante do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher; Assistente Social Judiciária, Beatriz Suelo.

A proposta tem como visão ampliar o impacto das políticas públicas no enfrentamento à violência doméstica, promovendo mudanças estruturais nas dinâmicas que sustentam comportamentos violentos.

| Assessoria de Comunicação

Defesa Civil reforça atenção da população para as chuvas do fim de semana Anterior

Defesa Civil reforça atenção da população para as chuvas do fim de semana

Alerta máximo em SC: temporais e chuvas persistentes no fim de semana Próximo

Alerta máximo em SC: temporais e chuvas persistentes no fim de semana

Deixe seu comentário