Projeto “Canto Coral em Pauta” leva oficinas de formação cultural gratuitas a municípios da região

Iniciativa busca fortalecer o canto coral na região com oficinas de formação para regentes e coralistas, promovendo inovação, técnica e expressão artística.
O canto coral, tradição fortemente enraizada no Extremo Oeste de Santa Catarina, ganha impulso renovado com a chegada do projeto “CANTO CORAL EM PAUTA”. Idealizado pelos professores Henrique Drebel e Felipe Bozzetto, o projeto foi submetido à Fundação Catarinense de Cultura (FCC), através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que aprovou sua realização, objetivando oferecer oficinas de formação cultural gratuitas e presenciais para coralistas, regentes e cantores em geral, em quatro municípios da região extremo oeste: São João do Oeste, Iporã do Oeste, Itapiranga e Mondaí.
As oficinas acontecem entre os dias 21 de junho e 11 de julho de 2025, buscando trazer um olhar inovador ao canto coral, apresentando tendências globais, técnicas vocais atualizadas, recursos de expressão corporal e propostas performáticas capazes de enriquecer as apresentações e envolver novos públicos.
O projeto é voltado a cantores, regentes, coralistas, integrantes de grupos culturais, sejam iniciantes ou experientes, com abrangência para todas as idades e perfis sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online através do site: sites.google.com/view/cantocoralempauta ou diretamente nos departamentos de cultura dos municípios parceiros. Além de promover a descentralização da formação artística, o projeto assegura acessibilidade arquitetônica, comunicacional e atitudinal, ampliando o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida às atividades.
As oficinas serão conduzidas por dois experientes profissionais da área artística:
- Maestro Henrique Drebel: abordará técnica vocal, articulação, fundamentos de regência e cuidados com a saúde vocal.
- Professor Felipe Bozetto, das artes cênicas: apresentará o corpo como veículo performático, expressão corporal e novas linguagens cênicas aplicadas ao canto coral.
Com apoio dos espaços culturais públicos dos municípios envolvidos, o projeto “CANTO CORAL EM PAUTA” visa não apenas qualificar os agentes culturais locais, mas também estimular o fortalecimento e a continuidade do canto coral como expressão cultural viva e significativa para a identidade da região.
Confira o cronograma das oficinas:
- 21/06/2025 – São João do Oeste (Câmara de Vereadores)
- 28/06/2025 – Iporã do Oeste (Centro Escolar Multiuso)
- 05/07/2025 – Itapiranga (Auditório do Conservatório de Música)
- 11/07/2025 – Mondaí (Casa da Cultura)
Deixe seu comentário