CineSolarzinho chega a São João do Oeste e Itapiranga com sessões gratuitas de cinema
A experiência do CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega a São João do Oeste nesta quarta-feira (4) e a Itapiranga na quinta-feira (5), com atividades culturais gratuitas para a população. A partir das 19h serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.
As sessões contam com distribuição de pipoca e o público pode visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. No evento em São João do Oeste será lançado o Weihnachtszeit (Tempo de Natal).
O Circuito Sicredi acontece de agosto a dezembro, em 37 cidades dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além das sessões de cinema, serão promovidos 23 encontros da Oficinema Solar com estudantes.
“O Sicredi está sempre próximo das comunidades, reforçando o cooperativismo e pensando no desenvolvimento de todos. A experiência do cinema proporciona entretenimento e conhecimento, aproxima pessoas e apresenta novas histórias. Este será um momento valioso para a cultura do município e para as pessoas que irão assistir às sessões”, diz Vitor Augusto Rizzardi, presidente da Sicredi Raízes RS/SC/MG.
O CineSolarzinho - versão infantil do CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O furgão do CineSolar é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: 120 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela.
Nas sessões de cinema e nas oficinas, o CineSolarzinho também colabora na difusão de ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, e cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Em São João do Oeste, a 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de São João do Oeste, por meio do Departamento de Cultura, do Weihnachtszeit (Tempo de Natal) e da ACISJO (Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste), e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Em Itapiranga, a 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal de Itapiranga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do Departamento de Cultura, da Techsun Energia Solar, da HS Consórcios e da Freanti, e é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO
São João do Oeste
Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens - ‘Fazer Juntos’; 20h - 2ª sessão: curtas-metragens - ‘Nós e o meio ambiente’. Entrada: gratuita - não precisa de ingresso. Local: Praça Municipal - Rua Santa Cruz . Local em caso de chuva: Pavilhão Comunitário.
Itapiranga
Horários: 19h - 1ª sessão: curtas-metragens - ‘Fazer Juntos’; 20h - 2ª sessão: curtas-metragens - ‘Nós e o meio ambiente’. Entrada: gratuita - não precisa de ingresso. Local: Rua São José - Pista ao lado da Praça das Bandeiras (entre a Rua do Comércio e Avenida Uruguai). Local em caso de chuva: Complexo Oktober - Bairro Bela Vista.
Deixe seu comentário