logo RCN

Odontologia não é mais sinônimo de dor. Trate do seu sorriso

A endodontia é a especialidade odontológica que trata da parte interna do dente, sendo mais popularmente conhecida como tratamento de canal. Ele é realizado no canal dentário, a partir da extração da polpa, a qual, pode estar inflamada, infectada, ou até mesmo morta, dependendo do estágio em que se encontra.

Após essa remoção, é feita toda a descontaminação do conduto, sendo preenchido através da obturação, que nada mais é que um material que irá proteger o dente de outras infecções, mantendo a funcionalidade e estética do elemento dentário, e evitando a extração do mesmo. 

Os principais sintomas que indicam que é necessário o tratamento de canal, ou a procura de um profissional da área são: dor de dente, que pode se apresentar de diversas maneiras e ser potencializada na ingestão de alimentos frios, quentes e doces, traumas aparentes, dente escurecido, inchaço (bolhas de pus ou sangue ao redor do dente inflamado), dificuldade na mastigação, fratura dentária que pode ter ocasionado a exposição do nervo. 

Esse tratamento é indicado em casos de cáries profundas, causando sensibilidade ou afetando a parte interna do dente, ou quando há alguma lesão ou inflamação no elemento. Ele tem por objetivo cessar a dor e sensação incômodo e evitar situações piores. 

O tratamento endodôntico (ou tratamento de canal), é um procedimento dentro da odontologia que sempre despertou de alguma forma medo ou receio nas pessoas, por normalmente ser associado a dor e também pela quantidade de sessões para sua realização. Porém, é importante estar ciente que a última forma possível de salvar o dente, é o tratamento de canal dentário, e caso haja insucesso do mesmo, implica na sua perda. 

A endodontia tem muitas dúvidas frequentes por parte dos pacientes, como quando o tratamento deve ser realizado. Referente a isso, é basicamente em duas situações, uma que é quando a polpa dentária se encontra inflamada, por algum trauma ou cárie, ou quando já houve sua necrose, sendo uma infecção que necessita ser tratada. 

Em relação a dor, muitos pensam que o dente só deve ser tratado em casos em que há sua presença, mas perante a isso deve-se ter cuidado, pois nem sempre ela vai existir. Os casos em que a polpa se encontra necrosada é um exemplo no qual haverá um desconforto ou outros sinais já citados anteriormente, mas não apresentará dor como em casos de polpa viva. Por isso, ausência de dor nem sempre é saúde. 

A endodontia encontra-se em constante evolução, trazendo tecnologia para seus tratamentos, como localizadores foraminais, instrumentos mecanizados e ultrassom. Estando aliada à novos conceitos e técnicas, é possível oferecer aos pacientes maior segurança e eficiência no tratamento, assim como conforto e melhor previsibilidade em seus resultados. É muito bom poder oferecer aos pacientes o que há de mais moderno nessa área e desmistificar essa forma de tratamento. 

Ressaltando sempre que prevenir é melhor do que tratar, por isso a importância das consultas periódicas ao dentista, evitando situações mais graves. Lembre-se: seu sorriso é seu cartão de visita, uma boca bem cuidada reflete a saúde de todo o corpo. 

Dra. Pâmela Giulia Schoeler 

* Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) - Bacharel em Odontologia - formada em 2018; Facesc Faculdade - Pós-graduada em Endodontia. Instituto Ipel - Curso de Extensão em Cirurgia Oral. 

* CURSOS COMPLEMENTARES: V Jornada Acadêmica de Odontologia - participante - 2014; Congresso de Odontologia ABCD e 1º Osseofix do Oeste Catarinense Titanium Fix - participante - 2014; Curso de Saúde Bucal - 2014; Curso de Noções em Primeiros Socorros - 2014; Emcod - participante - 2015; Curso Internacional "Neville in Brazil" - 2015; Liga Acadêmica de Estomatologia e Patologia Bucal - 2015; Meeting de Odontologia Estética - participante e organização - 2016; Programa de extensão: Sorriso para a vida - 2016; Liga Acadêmica de Saúde da Família - 2016; VII Jornada Acadêmica de Odontologia - Saúde Bucal: uma prática integrada - 2016; Projeto de Extensão: Vivências e Experiências na realidade do Sistema Único de Saúde no Oeste Catarinense (VER-SUS/OESTE) - 2016; Meeting de Odontologia Estética - participante e organização - 2017; Curso de Excelência em Facetas - Ênfase em Lentes de Contato - 2017; Curso de Área Livre Excelência em Planejamento Reabilitador Estético - 2018. 

São João do Oeste vai retomar programa de cirurgias eletivas Anterior

São João do Oeste vai retomar programa de cirurgias eletivas

Secretaria da Saúde agenda 25 cirurgias de Pterígio Próximo

Secretaria da Saúde agenda 25 cirurgias de Pterígio

Deixe seu comentário