CORONAVÍRUS

Trabalhadores da região aderem ao uso de máscaras

Uma portaria da Secretaria de Estado de Saúde, publicada quinta-feira, 9, recomenda o uso de máscaras de tecido a todos que saírem de casa em Santa Catarina e torna o uso obrigatório aos funcionários dos serviços autorizados. As determinações são para tentar conter a propagação do coronavírus.   

O uso de máscaras caseiras é recomendado pelo Ministério da Saúde desde o dia 2 de abril. O documento, entretanto, não prevê multas ou sanções em caso de descumprimento da medida.

As prefeituras têm liberdade para editarem decretos válidos para o município, desde que sejam mais restritivos que as determinações estaduais. Vários municípios já obrigaram por meio de decreto o uso de máscaras e estabeleceram multas em caso de descumprimento. Nos municípios da região de cobertura do Jornal Força d´Oeste foi possível verificar a partir desta segunda-feira, 13, uma grande adesão da população que circula nas vias públicas, de servidores de órgãos públicos e do comércio.

PORTARIA ESTADUAL

As máscaras devem ter mais de uma camada de tecido e devem ser usadas enquanto as pessoas estiverem fora de casa. Se forem feitas com TNT, preferencialmente devem ter camada tripla. Caso sejam confeccionadas com tecido de algodão, a preferência é que seja algodão 100%. Não é recomendado tocar nas máscaras após a colocação e é preciso seguir as recomendações de desinfecção previstas.

A recomendação menciona ainda as medidas de higiene, como a limpeza das mãos sempre que possível com água e sabão ou álcool 70% e não tocar nos olhos, nariz e boca sem que as mãos tenham sido higienizadas. Também é recomendado manter o distanciamento mínimo entre as pessoas, de 1,5 metro.

Evitar o compartilhamento de aparelhos celulares, tablets, computadores, canetas e objetos similares, que devem ser higienizados com frequência.

Todos os trabalhadores devem utilizar máscaras de tecido durante o turno de serviço. Os estabelecimentos devem colocar em local visível aos clientes as regras estabelecidas pelo Governo de Estado para seu ramo de atividade, referente tanto ao ambiente quanto aos funcionários, que deverão ser cumpridas.


Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27 Anterior

Saque em dinheiro do auxílio emergencial começa dia 27

Coronavírus em Itapiranga: confira as novas medidas do município Próximo

Coronavírus em Itapiranga: confira as novas medidas do município

Deixe seu comentário