Centro Histórico Germânico de Itapiranga é inaugurado

A solenidade de inauguração do Centro Histórico Germânico de Itapiranga aconteceu na tarde de sexta-feira, 7, em La. Cordilheira/Itapiranga. A nova atração turística regional está localizada às margens da SC-163. Autoridades da região participaram do ato inaugural.

Além do idealizador do projeto, Inácio Oswald, também fizeram uso da palavra o prefeito, Alexandre Ribas, o colaborador e historiador, Leandro Mayer, o reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto, e o presidente da Cooperalfa, Romeo Bett. Ao padre vigário, Arcides de Bastiani, coube a concessão das bênçãos ao novo empreendimento. Ao final dos discursos foi servido café colonial no Hotel Histórico. Prefeitos dos municípios vizinhos também marcaram presença.

O PROJETO

O complexo possui 6 hectares divididos em 10 temáticas que relatam a história da colonização alemã. No parque são atendidos famílias, estudantes e grupos. Um espaço amplo de turismo, contemplação, aprendizado, rico em arquiteturas e histórias da colonização germânica, que resgatam a histórica da colonização de Porto Novo - hoje Itapiranga. O idealizador do projeto é o empresário Inácio Oswald.

"Estamos resgatando a história da nossa região, destacando as dificuldades que o povo imigrante enfrentou para colonizar as terras. Os turistas encontrarão aqui casas históricas, galpões antigos, ferramentas utilizadas pelos nossos antepassados na agricultura. Enfim, serão apresentadas 10 temáticas diferentes. Destacando-se o 1º hotel do município que foi construído pela família Schoeler em 1928, em La. Sede Capela. Também a 1ª capela-escola que foi construída em La. Presidente Becker. Além disso, haverá espaços de lazer, descanso e contemplação", destacou Inácio Oswald.

A INICIATIVA

Oswald elenca que a ideia surgiu há muitos anos em uma viagem a Nova Petrópolis/RS onde conheceu o Parque Aldeia do Imigrante. O parque também retrata a colonização alemã. Foi então que colocou na cabeça que seu sonho seria reprisar o projeto na região. Seu objetivo sempre foi destacar a cultura alemã, informando aos mais jovens sobre a importância da manutenção destas histórias tão valiosas e importantes na histórica local.

ATRATIVOS

Além da estrutura administrativa do parque, o Centro Histórico contempla 30 pontos a visitar, como moinho de milho, horta, casa do imigrante, espaço das águas, trilha dos animais, casa Oswald, moenda, estufa de fumo, jardim das hortênsias, arapuca gigante, trilha do conhecer, trilha do bambu, o imigrante, lavoura antiga x atual, escola-capela, deque, casa do artesão, suíno cor de rosas, casa das cooperativas e do comércio, museu do suíno, hotel histórico, restaurante, recreação, loja, uma bela homenagem à mulher imigrante, entre outros.

Conforme Inácio Oswald, "o Centro Histórico Germânico está lançando o cartão passaporte para os moradores de Itapiranga, Tunápolis, São João do Oeste e Iporã do Oeste. Ao custo de R$ 100 para pessoas de 12 a 60 anos e apenas R$ 50 reais para quem tem de 6 a 12 anos ou mais de 60 anos".

O Centro Histórico Germânico Itapiranga foi reconhecido pela Secretaria da Cultura/Ministério do Turismo como entidade cultural, por meio de um projeto aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura.

CONTATO

As informações e fotos do Centro Histórico Germânico de Itapiranga também podem ser acessadas por meio das redes sociais (Facebook e Instagram). O contato com o restaurante e lanchonete igualmente é possível por meio dos telefones 984079069 (Sirlene) e 3677 0836.

DISCURSOS

"Sonhei e criei o Centro Histórico Germânico com muita dedicação e carinho. Hoje posso resumir todo esse esforço a uma palavra: gratidão. Muitas pessoas me perguntaram, porque construir tudo isso? Vai ter algum retorno algum dia? Me diziam: com esse dinheiro não seria melhor viajar? Construí esse centro histórico em homenagem aos meus pais que vivenciaram muitas dificuldades e adversidades. Apesar disso, constituíram a família sem a mínima condição de conforto, mas inundados de amor e perseverança. Quero deixar um legado para as próximas gerações, contando a história de Itapiranga em dez unidades temáticas. Essas obras foram projetadas e arquitetadas para todas as idades", idealizador do projeto, Inácio Oswald.

"O centro histórico é um marco no turismo de Itapiranga. Vai somar forças a todos os empreendimentos já existentes. Temos o selo de ser o Berço Nacional da Oktoberfest, mas temos muito mais belezas e atrativos que destacam Itapiranga. Realmente é uma viagem no tempo, uma viagem histórica. Mesmo não sendo natural de Itapiranga, esse cenário me faz lembrar da história dos meus familiares. Em nome do município de Itapiranga, nos colocamos a disposição para vender os atrativos e que isso traga frutos para o município", prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas.

"Na região temos índices educacionais imensamente maiores do que a média nacional. Isso é mérito da cultura local. Isso é mérito do povo que percebeu que, por meio da educação, poderia construir força de trabalho e força coletiva. Por isso que os indicadores da região estão muito acima da média. Na condição de reitor da UCEFF, nós entregamos para você, Inácio, a estrutura da universidade para podermos somar ao seu projeto. Que possamos desenvolver ainda mais a região. Parabéns pela coragem. Não há dificuldade que possa impedir o empreendedor de realizar um sonho", reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto.

"Os imigrantes, Otto Oswald e Helena, os pais do Inácio, não estão mais entre nós, mas juntamente como todos os pioneiros, que já partiram, certamente aplaudem a iniciativa do filho Inácio, um bem sucedido suinocultor, um defensor do cooperativismo e idealizador do Centro Histórico Germânico Itapiranga pela valorização histórica que proporciona através da construção deste espaço, que além de um espaço de memória é um espaço de contemplação e de estudos a céu aberto. Eu diria que este lugar é um espaço de homenagem a todos que a partir da década de 1920 acreditaram neste lugar, acreditaram em Porto Novo. Aqui se estabeleceram, fixaram raízes e constituíram família", colaborador do projeto e historiador, Leandro Mayer.


Governo do Estado realiza reuniões para tratar novo auxílio emergencial Anterior

Governo do Estado realiza reuniões para tratar novo auxílio emergencial

Empresários de SC definem demandas para apresentar à bancada federal Próximo

Empresários de SC definem demandas para apresentar à bancada federal

Deixe seu comentário