Abertura da Operação Veraneio 2019/2020 em Itapiranga

Na quinta-feira, 12, aconteceu na Área de Lazer da barra do Macaco em La. Laranjeira/Itapiranga o ato que registrou o início da operação veraneio 2019/2020. É o sexto ano consecutivo em que o serviço de guarda-vidas é prestado no local. Desde o dia 15 de novembro, sempre aos finais de semana e feriados, os guarda-vidas estão presentes orientando os banhistas sobre os cuidados necessários para o banho de rio. O objetivo principal da operação é proporcionar momentos de lazer de forma segura. 

Histórico do serviço:

Em 2014, foi elaborada proposta para inclusão do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com os municípios de Itapiranga e Mondaí no rol de cidades atendidas pela operação veraneio, sendo iniciadas as atividades no mesmo ano - verão 2014/2015. Desde lá, entre o mês de dezembro e o carnaval, os turistas que frequentam estes dois pontos turísticos são supervisionados e orientados por guarnições de guarda-vidas. Na temporada em que iniciou o serviço de guarda-vidas no 12° BBM, por não haver tempo hábil para a formação de uma turma de guarda-vidas civis, o serviço foi realizado por bombeiros militares.

No ano de 2015 foi realizado o primeiro curso de formação de guarda-vidas civis do 12° BBM, na cidade de Itapiranga, onde formaram-se 16 civis de diversos municípios, como Itapiranga, Iporã do Oeste, Maravilha, Romelândia, Guaraciaba, Mondaí e São Miguel do Oeste, que passaram a compor as guarnições de salvamento aquático nos finais de semana e feriados, nos Postos da Barra do Macaco, em Itapiranga e da Área de Lazer, em Mondaí.  Nos anos de 2016 e 2018, nos mesmos moldes, outras duas turmas foram formadas e mais 24 guarda-vidas civis foram integrados à equipe. Este ano, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro foi realizado a recertificação, prova anual a que são submetidos os guarda-vidas, habilitando 16 civis para atuarem no 12º BBM na temporada 2019/2020.

Comemoração de um ano da acolhida dos venezuelanos Anterior

Comemoração de um ano da acolhida dos venezuelanos

Conquistas e desafios da suinocultura cada vez mais competitiva e tecnológica Próximo

Conquistas e desafios da suinocultura cada vez mais competitiva e tecnológica

Deixe seu comentário