Defesa Civil reforça atenção da população para as chuvas do fim de semana |
4º Encontro Internacional de História é realizado na região de Itapiranga
Entre os dias 15 e 17 de novembro, o 4º Encontro Internacional de História, em conjunto com a 6ª Reunião do Grupo de Pesquisa CNPq/UFSM História Platina: Sociedade, Poder e Instituições, foi realizado em Itapiranga, São João do Oeste e com o apoio de Tunápolis. O evento reuniu acadêmicos do Brasil, Argentina e Uruguai para debater temas históricos, patrimônios culturais e apresentar resultados de pesquisas sobre a região.
A programação começou na sexta-feira, 15, com atividades no Centro Cultural Almiro Theobaldo Müller, Igreja Matriz de Itapiranga e no Kolping, seguidas de painéis temáticos e da abertura oficial na Sociedade Imigrantes. O ponto alto da noite foi a conferência do professor René E. Gertz, da PUCRS/UFRGS, que abordou os 200 anos de imigração alemã no Brasil.
Além das discussões acadêmicas, o evento proporcionou apresentações culturais como o Coro de Vozes Masculinas de Itapiranga, o grupo de danças TCD Prost e o desfile das soberanas da 46ª Oktoberfest, que enriqueceram a abertura oficial.
O sábado, 16, foi marcado por visitas de estudo na Linha Sede Capela, em Itapiranga, e em São João do Oeste. Os debates e mesas-redondas exploraram temas como patrimônio, migrações e fronteiras, incluindo contribuições de renomados pesquisadores como Eduardo Ramón Palermo (Uruguai) e María Cecilia Gallero (Argentina). Durante a noite, foi realizada a palestra “A região e seu passado missioneiro”, proferida pelo professor Júlio R. Quevedo dos Santos, da UFSM.
Já no domingo, 17, as atividades se concentraram no Centro Histórico Germânico, em Linha Cordilheira, com discussões sobre a organização de arquivos locais e o centenário de Porto Novo. O encerramento do evento trouxe reflexões sobre o impacto histórico na região platina, com a conferência da professora Maria Medianeira Padoin, da UFSM.
| Divulgação
Deixe seu comentário