logo RCN
ITAPIRANGA

Escola de Educação Básica São José é Campeã da Jornada dos Foguetes no RJ

Segundo a Diretora Sueli Von Borstel, entre os dias 17 a 20 de outubro a Escola de Educação Básica São José participou da 32ª Jornada de Foguetes, representada pela equipe dos alunos Hellen de Azevedo e Renan Barth, e pela professa Julia Dammann. Este projeto dentro do educandário é coordenado pelo professor Renan Vogt.

Segundo a professora Julia, o evento que aconteceu na cidade de Barra do Piraí - Rio de Janeiro, reuniu 34 equipes. "Além de realizar a soltura dos foguetes que construímos, também aprendemos a construir outros modelos utilizando outros tipos de combustíveis. Os nossos foguetes são feitos de garrafa pet e acoplados a uma base de lançamento. Foram realizados diversos testes e muitas pesquisas para desenvolver o projeto para tentar obter o melhor lançamento possível, todos os detalhes importam: o formato e peso do bico, o tamanho e material utilizado para as aletas, que funcionam como "asas" do nosso foguete, a estrutura e corpo do litrão, por exemplo. A base tem um sistema de gatilho que, quando acionado, libera o foguete para lançamento, assim como também possui um sistema de aborto, caso tenhamos que cancelar o lançamento, e assim evitar qualquer acidente. O combustível utilizado para fazer esse foguete é o gás carbônico, obtido por meio da reação química que ocorre unindo o vinagre com bicarbonato de sódio. Na seletiva interna da escola, obtivemos a marca de 164 metros, já no evento, após aprimorar nossa base e foguete, alcançamos 201,3 metros, consagrando-se campeões".

Ainda, segundo a professora, essas experiências são únicas e muito ricas, tanto em conhecimento teórico como prático. "Conhecer outras culturas, outras ferramentas e a forma com que outras equipes também pensaram seus foguetes é extraordinário".

A direção e professores envolvidos ressaltam que essa participação foi possível apenas porque receberam uma verba, por meio do edital nº 19/2022 da FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, que custeou todas as despesas dos alunos e da professora.


Acadêmicos da UCEFF se preparam para intercâmbio em universidade argentina Anterior

Acadêmicos da UCEFF se preparam para intercâmbio em universidade argentina

Iniciadas as aulas do PROERD em 8 escolas de Itapiranga Próximo

Iniciadas as aulas do PROERD em 8 escolas de Itapiranga

Deixe seu comentário