Poli Oeste promove 1º Dia de Campo em La. Pitangueira

Na quinta-feira, 14, tivemos o primeiro Dia de Campo da Poli Oeste, realizado na Granja Schweickert, em La. Pitangueira/Tunápolis. O evento contou com a participação dos produtores e técnicos regionais e teve como ponto alto a palestra do médico veterinário e mestre em produção animal, Junio Fabiano dos Santos.

Dentre os assuntos abordados, reforçou-se a importância da gestão sistêmica dos indicadores zootécnicos, por meio da apresentação do case de sucesso da Granja Schweickert, uma parceria de pouco mais de um ano e meio, e que apresenta ótimos resultados. Na ocasião, ressaltou-se que para se obter altas produtividades é necessário o foco na eficiência reprodutiva, afinal, a taxa de prenhez é o principal indicador de eficiência.

De acordo com Junio, a vaca produz leite ao longo da lactação, conforme os dias em leite, atingindo o pico de produção entre 6 a 8 semanas de parto. Desta forma, quanto maior o pico de produção e maior a persistência, melhor será a curva de produção. E, quanto menor for o DEL do rebanho, mais vacas o produtor terá na fase da curva de lactação de maior eficiência econômica.

Segundo o palestrante, a alimentação e manejo alimentar são cruciais para obtenção de altas médias. Considerando que o consumo de alimentos está interligado a produtividade, por este motivo se faz necessário dietas ajustadas e balanceadas.

Ao longo da palestra ainda foram discutidos pontos relacionados à importância do planejamento forrageiro, a produção com quantidade e qualidade, sendo a base da pirâmide alimentar das vacas de alta produção. E por fim, destacou-se o trabalho que a Poli Oeste, representante da Polinutri e Kemin, vem fazendo, ao atender os produtores com serviços e produtos de qualidade, promovendo resultados sustentáveis e prezando sempre pelo bem-estar do animal.

PARTICIPAÇÕES

O Doutor em Animal Science (Universidade Florida USA), Leandro Ferreira Greco, elencou vitaminas para melhorar o metabolismo energético da vaca, melhorando a saúde e a produtividade do animal. Por fim, melhorando a rentabilidade da propriedade. "O período de transição, considerado de 20 a 30 dias antes e 30 a 60 dias após o parto é um dos períodos mais críticos para a vida produtiva da vaca leiteira. Nesse momento diversas alterações físicas e hormonais acontecem, sendo que a vaca necessita um aumento repentino da demanda de nutrientes para a produção de leite e consequentemente pode sofrer alguns distúrbios metabólicos", enfatiza o Dr. Leandro.

O zootecnista e pós-graduado em nutrição de bovinos leiteiros, Marcos Roberto Schardong, informou aos produtores participantes de que um dos principais pilares da bovinocultura leiteira seria a nutrição. "Nos dias atuais é praticamente impossível se falar em nutrição de vacas leiteiras sem a utilização de forragens conservadas".

Para o médico veterinário e especialista em produção de leite, Adenilson Sutil, a atividade leiteira é uma das mais complexas existentes no agronegócio atualmente. "Em função disso, faz se necessário trabalharmos fortes em todos os setores da fazenda, sendo eles: reprodução, nutrição, genética, sanidade, bem-estar animal e gerenciamento".

GRANJA SCHWEICKERT

A Granja Schweickert está com 217 animais adultos, sendo 194 vacas em lactação com média atual de 45 litros de leite por vaca, com alta produção de sólidos no leite: 3,54% gordura e 3,34% proteína. Os dias médios em leite são de 146 dias, sendo considerado resultados extraordinários, fruto do trabalho da família, colaboradores e a parceira com a Poli Oeste.

Além de Valdomiro e Armelinda Schweickert, a mão de obra da granja é constituída por mais oito familiares e 17 funcionários. São desenvolvidas quatro atividades, sendo que possuem 1.200 suínos matrizes, mais de 200 vacas e produzem silagem e feno. Nos trabalhos de silagem e fenação, atendem produtores da região com prestação de serviços.

POLI OESTE

Atuando no Oeste Catarinense, Noroeste Gaúcho e Sudoeste do Paraná a Poli Oeste tem como foco principal a bovinocultura de leite, corte e suinocultura, distribuindo também produtos para equinocultura, piscicultura, avicultura e linha pet para cães e gatos.

Comercializando e distribuindo produtos e serviços de forma diferenciada, a empresa busca em primeiro lugar a satisfação e o resultado dos seus clientes, acreditando que esta forma de atuação seja o alicerce do crescimento e futuro do seu negócio, para tanto, trabalha sempre com foco na assertividade para obter resultados de qualidade. Para saber mais, acesse www.polioeste.com.br ou entre em contato pelo número 99132-7980, e fale com o Ismael Reckziegel, representante comercial da região.


Imagens

EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907