TECHSUN ENERGIA SOLAR

Governo Federal prorroga novas NCM's

Medida mantém estáveis os preços de componentes fotovoltaicos

Luane Diehl

O Governo Federal divulgou na sexta-feira passada, 8, através do Decreto 11.021/2022, a prorrogação de novas NCM's (Nomenclatura Comum do Mercosul) no mercado nacional para o dia 30 de junho, que estavam previstas para entrarem em vigor a partir de 01 de abril. Dessa forma, fica alterado o decreto 10.923 de 30 de dezembro de 2021, que previa a entrada da nova TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados).

A medida de prorrogação altera o decreto supracitado para o dia 30 de junho. Dessa forma o CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) solicitou por meio de um ofício ao Ministério da Economia, que a data efeito da Resolução GECEX nº272/2021 fosse alterada para o dia 1º de agosto de 2022.

NCM é um código que ajuda a identificar produtos em circulação no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e demais países que fazem parte do Mercosul. Através da padronização estabelecida pela tabela NCM, foi possível unificar vários pontos do comércio, o que integrou dados, indicadores e mercados de uma vez só. O governo utiliza o código NCM, para basear o cálculo dos impostos de cada mercadoria importada. São tributos como IPI, II e ICMS. A TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados) tem por base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Para o mercado fotovoltaico, a prorrogação de novas NCM's é uma ótima notícia, tendo em vista que os componentes fotovoltaicos terão seus preços garantidos por mais tempo, antes do reajuste de tabela que pode representar até 18% nos preços atuais. Ou seja, quem deseja adquirir energia solar, ganha mais tempo para a compra de módulos e kits fotovoltaicos com valores atuais, sem a entrada da nova TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados).

A Techsun Energia Solar segue acompanhando as novidades do setor com relação as alterações e possíveis reajustes nos preços. Enquanto isso, aproveite e adquira o seu sistema fotovoltaico até dia 30 de junho, com garantia de valores. "Para quem esperava o momento certo para a instalação de energia fotovoltaica, chegou a hora. A partir de maio, a tendência é que os módulos e todo o kit fotovoltaico sofra reajustes no preço, que podem acabar pesando no bolso do consumidor", destacam os sócios proprietários Alice e Márcio.

A empresa está localizada no município de Itapiranga, atuando há mais de 4 anos no mercado de energia solar. "Contamos com mais de trezentas e cinquenta instalações de sistemas fotovoltaicos para produtores rurais, indústrias, comércios e residências. Nosso objetivo é ajudar nossos clientes e parceiros a se tornarem produtores de energia elétrica limpa, se livrando de taxas abusivas, das surpresas de bandeiras tarifárias e da inflação energética sempre acima da econômica. Entre em contato e solicite um orçamento gratuito!".

Visite a TechSun Energia Solar na Rua do Comércio, nº 1015, Centro de Itapiranga, ou entre em contato: (49) 3194-1866 | www.techsun.net.br.




EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907