Crosser 150 ABS é novidade na Francar Motos

Tiago Butzge

Pode parecer estranho, mas o modelo Yamaha Crosser 150 ABS, com estilo fora de estrada, é muito apropriado para rodar também nas cidades. Com suspensões de maior curso, bom ângulo de esterçamento do guidão e roda dianteira com aro 19 polegadas, a moto enfrenta melhor o rali diário das cidades com suas atapetadas vias.

Lançada em 2014, inicialmente como versão única, passou a contar com duas versões, logo depois: Crosser 150 ABS S e a Crosser 150 ABS Z. Esses dois modelos, já como 2023, ganham modernizações técnicas e visuais.

Yamaha Crosser 150 ABS: S ou Z?

A diferença entre as versões S e Z está no para-lama dianteiro: no modelo Crosser 150 ABS S, o componente é mais baixo, junto à roda e motor pintado em preto fosco, com vocação um pouco mais urbana. O modelo Yamaha Crosser 150 ABS Z, com para-lama dianteiro mais alto, encara melhor a terra.

As duas, contudo, contam com o mesmo robusto conjunto mecânico, com motor de um cilindro do tipo flex, para consumir etanol ou gasolina. As modernizações visuais e técnicas estão no conjunto de iluminação dianteiro, totalmente reformulado. O farol ao estilo projetor agora é em LED, emoldurado por luz de posição diurna, criando um bloco futurista.

Os LEDs também proporcionam maior potência na iluminação, menor consumo de energia e maior durabilidade. Também há LEDs na lanterna traseira, que ganhou novo desenho. Outra atualização foi no painel, que agora é totalmente digital em tela LCD, igualmente com iluminação em LED e fundo blackout para minimizar reflexos.

O novo painel tem ainda indicador de marcha engatada, indicador do nível do combustível, com tanque de 12 litros de capacidade, relógio de horas, conta-giros de barras, velocímetro e hodômetros total e parcial, além da luzinha Eco, que sinaliza alertando a forma mais econômica de pilotar.

Outra praticidade incorporada aos novos modelos é a tomada 12v que fica próximo ao painel, para conectar e carregar aparelhos eletrônicos.

O motor de um cilindro, 149 cm3, duas válvulas e arrefecimento a ar é o mesmo que equipa os modelos street Factor 150 e Fazer 150. Abastecido com etanol, fornece 12,4 cv. Com gasolina a potência é de 12,2 cv, sempre a 7.500 rpm. O torque de 1,3 kgfm a 6.000 rpm é o mesmo para os dois tipos de combustível.

Os freios são à disco nas duas rodas. Na dianteira, 245 mm de diâmetro e, na traseira, 203 mm. O sistema ABS está presente na roda dianteira, entretanto, não pode ser desligado nem mesmo para rodar na terra.



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