AGO 2022

Assembleia da Cooper A1 aprova distribuição de 55,4 milhões de sobras aos cooperados

Rosângela Freitag
Foto: Fabiane Fagunes

A Cooperativa A1 realizou, na manhã de segunda-feira, dia 21/02, a Assembleia Geral Ordinária 2022. Cerca de 250 cooperados se reuniram no Centro Comunitário Evangélico (CCE) para acompanhar e deliberar sobre o balanço 2021, prestação de contas, destinação das sobras, entre outros assuntos da ordem do dia. A Assembleia iniciou foi conduzida pelo presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin.

As sobras destinadas aos cooperados chegaram a 55,4 milhões de reais, 24,6 milhões distribuídas em dinheiro e 30,7 milhões destinados ao capital social dos cooperados. Lembrando que cada sócio recebe de acordo com sua movimentação financeira na cooperativa.

Nas receitas globais, o crescimento foi de 44,74% o que fez a cooperativa alcançar 2,6 bilhões de faturamento. Por percentual de participação entre as atividades econômicas, a suinocultura foi o 'carro chefe' responsável por 27%; na sequência, lojas agropecuárias com 24%; rações 21%; supermercados, leite e cereais com 8%; postos de combustíveis 2% e avicultura 1%. O patrimônio líquido da cooperativa atingiu o montante de R$ 997.935.731. Os principais índices foram: liquidez corrente 1,67% e liquidez geral 1,41%.

Casarin ressaltou sobre bons resultados fotos de um contexto mercadológico extremamente favorável, organização interna para poder aproveitar o momento, e dos cooperados participativos e organizados, que movimentaram com a cooperativa e que terão seu retorno garantido. O presidente citou o ótimo momento, principalmente, da suinocultura, no primeiro semestre do ano, que impulsionaram os resultados e garantiram um resultado sólido.

Cooper A1 são os quadros de cooperados e colaboradores. 2021 encerrou com mais de 9.678 cooperados, e mais de 1.552 pessoas empregadas. Sua estrutura conta com 12 unidades de recebimento de grãos, 23 supermercados, 24 lojas agropecuárias, três fábricas de rações, cinco postos de combustíveis, duas granjas UPL's e dois centros de distribuição e um posto de resfriamento de leite espalhados nos 20 municípios da área de atuação da Cooper A1, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Investimentos 2021

Em 2021 os investimentos para melhorias na estrutura da Cooper A1 totalizaram R$ 660,3 milhões. Os principais dizem respeito a ampliação da capacidade de armazenagem de cereais; melhorias no fluxo de recebimento e armazenamento de produtos, novas estruturas, escritórios administrativos, operacionais, lojas, melhoria da frota de veículos entre outros.

Os destaques são: conclusão das novas unidades de São João do Oeste, SC e Ametista do Sul, RS; construção de um solo com capacidade de 75 mil sacas em Rodeio Bonito, RS e o asfalto para o armazém de Descanso, SC. "A necessidade de investimentos é constante, a cooperativa não pode estacionar, ela precisa ir para frente ofertando os melhores serviços ao quando social. Mas é fundamental investir com planejamento e pés no chão", destacou o presidente Casarin.

Agradecimentos

O presidente Elio Casarin, em nome da direção e Conselhos da Cooper A1, agradeceu a presença dos cooperados. "Agradeço a todos os associados pela participação e atenção que desprenderam durante toda a apresentação da Assembleia Geral. Isso mostra comprometimento e interesse nos negócios coletivos".

Renovação do Conselho Fiscal

A renovação dos conselheiros acontece todos os anos na AGO. Foi o momento em que os associados realizaram a apreciação e votação do Conselho Fiscal, que fará a gestão de 2022. Os conselheiros eleitos foram:

Efetivo:

MARISA PORSCH ARNDT - Lª Nossa Srª Rosário - Caibi

EVANDRO M. LIBERALESSO - Lª Capivara Baixa - Erval Seco

GILMAR CANELLO - Lª Passarinhos, Palmitos, SC.

Suplente:

EUGENIO PERIN - Lª Santo Antônio, Pinhal, RS

FERNANDO E. STEFANELLO FACCO - Lª Boa Esperança, Frederico Westphalen, RS

JULIO MARCON - Lª Vitória, Iporã do Oeste, SC


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907