Nível do Rio Uruguai alcança a marca de 8,70m

Na sexta-feira passada, 29 de abril, a Defesa Civil do Estado emitiu uma nota meteorológica com um alerta para chuvas volumosas a partir de domingo, se intensificando na segunda-feira, 2 de abril. A previsão se confirmou e várias regiões de Santa Catarina foram atingidas por fortes chuvas.

De acordo com dados da Epagri/Ciram, em 48 horas, entre 7h do dia 02 e 7h do dia 04/05, totais de chuva próximos e até superiores a 100 e 150mm foram registrados no Extremo Oeste de Santa Catarina

A chuva intensa dos dias 02 e 03/05, que teve início desde o final de semana, foi associada a um cavado (área de baixa pressão) e à formação de um ciclone extratropical.

Houve significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em situação de alerta. Segundo a Defesa Civil de Itapiranga, o nível do Rio Uruguai alcançou os 8,70m às 11h da manhã desta quinta-feira. O órgão ainda informa, que a ponte na estrada Beira Rio em Linha Sede Capela está fechada para passagem de carros e caminhões, e a ponte na estrada Beira Rio em Linha Dourado está também está fechada para carros.

PREVISÃO DO TEMPO CONFORME A DESFESA CIVIL

Na quinta-feira (05), o ciclone extratropical que atuou no Estado nos últimos dias se afasta em direção ao oceano e uma massa de ar frio se estabelece sobre SC. O sol aparece entre nuvens. No amanhecer, as temperaturas ficam abaixo dos 17°C. Durante a tarde, as máximas variam de 16°C a 21°C.

Na sexta-feira (06), a atuação de uma massa de ar frio e seco mantém o tempo ensolarado. A sensação é de frio nas primeiras horas da manhã. Do Extremo Oeste aos Planaltos, as mínimas variam de 5°C a 9°C. Com o predomínio de sol, as temperaturas sobem rapidamente e as máximas atingem valores entre 21°C e 23°C em grande parte do Estado.

Um sistema de alta pressão atmosférica juntamente à presença de uma massa de ar frio mantém o tempo firme em Santa Catarina no sábado (07). Por conta das baixas temperaturas e da disponibilidade de umidade provocada pela circulação do sistema de alta pressão, nevoeiros podem ser observados ao amanhecer. Nas áreas mais elevadas de SC, as temperaturas mínimas variam de 5°C a 9°C. Nas demais regiões, ficam entre 11°C e 15°C, podendo chegar a 18°C. No período da tarde, as máximas oscilam entre 19°C e 23°C.

No domingo (08) e na segunda-feira (09) o tempo segue firme em Santa Catarina devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica. A sensação de frio ao amanhecer continua, especialmente do Extremo Oeste.




EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907