ITAPIRANGA

SINE auxilia cidadãos na busca por emprego

Luane Diehl

Com o objetivo de auxiliar a população na busca por oportunidades de emprego, o SINE do município de Itapiranga, realiza trabalhos em conjunto com as empresas, divulgando vagas e ajudando nos processos necessários para as contratações.

Essas atividades desempenhadas pelo SINE, ocorrem a mais anos no município, intensificando-se, porém, nos últimos meses.

Segundo Maiqueli Schneiders, responsável pelo SINE, a secretaria é multifuncional e desempenha várias atividades. " É um trabalho em conjunto, desenvolvido por mim e pela Luana Sperluk. Somos responsáveis pelo SINE e Sala do Empreendedor, intercalando as funções e atividades. De uns tempos para cá, nota-se um crescimento de pessoas procurando nossa ajuda para conseguir um emprego, bem como de empresas para conseguir funcionários", destaca.

De acordo com Maiqueli, são vários serviços fornecidos para as empresas e também para os cidadãos. " Geralmente a pessoa liga para o SINE ou então faz uma visita presencialmente para nos comunicar que está à procura de emprego. Fazemos então um levantamento de dados, sobre a idade da pessoa, as qualificações, experiências profissionais, qual área gostaria de atuar, entre outras características. Muitas pessoas possuem dificuldade em elaborar um currículo, geralmente deixam de fora informações essenciais, por isso fornecemos este serviço gratuitamente. Também há aqueles que mandam o currículo por WhatsApp ou entregam pessoalmente. "

Os currículos são elaborados e posteriormente arquivados por cerca de 2 meses no sistema, após esse período eles devem ser atualizados. "Possuímos uma parceria muito forte com as empresas de Itapiranga e de municípios vizinhos, que nos procuram para anunciar as vagas. Os meios de tecnologia facilitaram a divulgação dessas oportunidades de emprego, fazendo com que as empresas nos procurassem cada vez mais. Vale ressaltar, que além da população em geral, este serviço também é muito eficaz e importante para as empresas, que muitas vezes sentem dificuldade em encontrar um profissional capacitado ou disposto a aprender. Quando a empresa nos procura, ela nos repassa a vaga que está disponível, como pintor ou pedreiro por exemplo. Também é repassado a nós o perfil desejado pela empresa, como a idade, grau de escolaridades, o gênero, entre outros. Se alguma pessoa se encaixa neste perfil, repassamos o currículo que esta arquivado, e a empresa marca a entrevista. Disponibilizamos uma sala em anexo ao SINE para as empresas realizarem as entrevistas, se preferirem ", ressalta Luana.

Alexandre Siqueira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, aponta que muitas empresas relatam que estão com dificuldade em encontrar mão de obra qualificada. " Foi levantado no núcleo de auto mecânica, que há uma deficiência grande de profissionais qualificados na área. Sugeriu-se então, a realização de um curso básico de auto mecânica. Com base nisso, a ideia é criar, a partir do ano que vem, um programa que possibilite a contratação e disponibilização desses cursos nas áreas que possuem mais déficit de mão de obra, como construção civil, corte e costura, cozinheiras, ramo metal mecânico, entre outros.

Os interessados podem entrar em contato com o SINE através do fone/WhatsApp (49) 3678-7757, ou presencialmente das 07:30 às 11:30 e pela tarde das 13:00 ás 17:00, junto ao Terminal Rodoviário. As vagas de emprego disponíveis são publicadas semanalmente no jornal Força d'Oeste, nos Classificados.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907