Primavera 2021: veja a previsão para a região Oeste

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A primavera iniciou às 16h21 desta quarta-feira, dia 22 de setembro. A chegada da estação significa, para a maioria das áreas do Brasil, o retorno da chuva regular e aumento do calor.

A primavera de 2021 será com o desenvolvimento de um evento na La Niña, na sua forma Modoki. Os principais centros de monitoramento do clima global, apontam que este evento La Niña estará completamente configurado na virada de setembro para outubro.

Segundo o site Climatempo, um aspecto especial do La Niña Modoki é estimular mais chuva durante a primavera do que no verão.

De modo geral, setembro começa com chuva um pouco acima da média em boa parte do território catarinense, analisou a meteorologista Francine Secco, da Defesa Civil de Santa Catarina.

Em outubro, mês que registra os maiores volumes de chuva do trimestre, os totais variam entre 210 e 280mm no Oeste do estado. Em novembro, o volume de chuva será abaixo da média em todo o Estado, assim como em dezembro. Isto porque a tendência é de que as frentes frias passem de forma rápida sobre o Estado, provocando volumes abaixo da média prevista. "Entre novembro, e principalmente na primeira semana de dezembro, teremos pouca chuva em Santa Catarina", afirma o mestre em meteorologia Clóvis Correia, da Epagri/Ciram

Temperaturas

Em relação às temperaturas, a previsão é de que fiquem dentro da média histórica para a estação no mês de setembro. Já em outubro, a temperatura fica acima da média para todo o Estado. No mês de novembro, fica dentro da média histórica, e em dezembro começam os picos de aquecimento.

Temporais

Um documento elaborado pelo Fórum Climático, um conjunto de meteorologistas de várias instituições, coordenado pela Epagri, alerta para temporais com granizo e ventania durante os meses de setembro, outubro e novembro.

O Fórum Climático também cita a formação de nevoeiros frequentes no trimestre, associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

Outro alerta do Fórum Climático é com relação aos ciclones extratropicais, que atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil no período da primavera. O fenômeno provoca ventos fortes.


Imagens



EDIÇÃO IMPRESSA

Capa



VÍDEOS



Endereço:
Rua: São Bonifácio, N78, Centro
Itapiranga - SC - Brasil - CEP: 89896-000
Telefone: (49) 3677-0907